Visando a uma melhor compreensão da organização do espaço brasileiro, vem ganhando destaque em publicações acadêmicas e didáticas uma proposta de regionalização baseada na existência de três complexos regionais ou regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Segundo o geógrafo Roberto Lobato Corrêa, o Centro-Sul seria o coração econômico e político do país, o Nordeste a "região das perdas" (econômica e demográfica) e a Amazônia, ainda em nossos dias, uma vasta fronteira de ocupação.a) Aponte e comente dois fatores que justifiquem a primazia do Centro-Sul frente às demais regiões, no conjunto da vida nacional.b) Considerando que o desenvolvimento nunca é espacialmente uniforme, áreas dinâmicas ou estagnadas podem ser encontradas no interior de cada um dos três complexos regionais. Com base nessa evidência, identifique uma área produtiva moderna, localizada na Amazônia, que apresente forte dinamismo econômico, justificando sua identificação.
#UFF
Soluções para a tarefa
a. O centro sul apresenta grande relevância no contexto industrial e comercial nacional em decorrência de a região ser palco do início da urbanização e industrialização nacional, bem como foco dos primeiros ciclos econômicos nacionais.
b. Uma importante área para o comércio e economia nacional presente na região Amazônica compreende o porto de Manaus, considerado o maior porto flutuante do mundo, atendendo aos estados Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso
Resposta:
Explicação:
A) O centro sul apresenta grande relevância no contexto industrial e comercial nacional em decorrência de a região ser palco do início da urbanização e industrialização nacional, bem como foco dos primeiros ciclos econômicos nacionais.
B) Uma importante área para o comércio e economia nacional presente na região Amazônica compreende o porto de Manaus, considerado o maior porto flutuante do mundo, atendendo aos estados Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso