Violões que Choram Ah! plangentes violões dormentes, mornos, Soluços ao luar, choros ao vento... Tristes perfis, os mais vagos contornos, Bocas murmurejantes de lamento. Noites de além, remotas, que eu recordo, Noites da solidão, noites remotas Que nos azuis da fantasia bordo, Vou constelando de visões ignotas. Sutis palpitações à luz da lua. Anseio dos momentos mais saudosos, Quando lá choram na deserta rua As cordas vivas dos violões chorosos. Quando os sons dos violões vão soluçando, Quando os sons dos violões nas cordas gemem, E vão dilacerando e deliciando, Rasgando as almas que nas sombras tremem. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. [...] 3) Considerando que a repetição é o principal elemento linguístico que confere musicalidade ao texto, identifique o substantivo que nele mais se repete. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4) Identifique alguns adjetivos que, ao longo do texto da primeira estrofe, caracterizam o referido substantivo e mostre como contribuem com o efeito de musicalidade. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 5) Ao longo do texto, há imagens poéticas que podem ser associadas ao som dos violões. Identifique-as que aparecem na primeira estrofe. _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 6) Extraia do poema exemplos de figuras de linguagem, como a sinestesia, a personificação, a anáfora e a aliteração.
Soluções para a tarefa
Respondido por
146
Embora você não tenha escrito em verso, conheço o poema de Crus de Souza, somente assim foi possível responder, pois fala para que seja retirado em determinadas estrofes.
3) Violões é o substantivo que mais se repete.
4) violões dormentes, mornos
5) soluços ao luar, choros ao vento, bocas murmurantes de lamento.
6) Sinestesia: Quando o som dos violões nas cordas gemem.
Personificação: Violões dormentes, mornos.
Anáfora: Noites do além, noites remotas.
Aliteração: Vozes veladas, veludosas vozes
3) Violões é o substantivo que mais se repete.
4) violões dormentes, mornos
5) soluços ao luar, choros ao vento, bocas murmurantes de lamento.
6) Sinestesia: Quando o som dos violões nas cordas gemem.
Personificação: Violões dormentes, mornos.
Anáfora: Noites do além, noites remotas.
Aliteração: Vozes veladas, veludosas vozes
Respondido por
28
3) O substantivo que mais se repete no poema é "violões".
4) Os adjetivos que caracterizam os violões na primeira estrofe são "plangentes", "dormentes" e "mornos".
> Contribuem com o efeito de musicalidade por meio da rima.
5) As imagens poéticas que podem ser associadas ao som dos violões na primeira estrofe são: "soluços ao luar", "choros ao vento" e "bocas murmurantes de lamento".
6) Exemplos de figuras de linguagem no poema:
Sinestesia: "veludosas vozes" (mistura de tato com audição)
Personificação: "Quando o som dos violões nas cordas gemem"
Anáfora: "Noites do além, noites de solidão, noites remotas"
Aliteração: "Vagam nos velhos vórtices velozes"
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/5404041
Anexos:
Perguntas interessantes