violência vem do latim violentia, que remete a vis (força, vigor, emprego de força física ou os recursos do corpo em exercer a sua força vital). esta força torna-se violência quando ultrapassa um limite ou perturba acordos tácitos e regras que ordenam relações, adquirindo carga negativa ou maléfica. é, portanto, a percepção do limite e da perturbação (e do sofrimento que provoca) que vai caracterizar um ato como violento, percepção esta que varia cultural e historicamente"
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Segundo Alba Zaluar, é a percepção da sociedade, em termos culturais e históricos, que vai determinar o que é ou não violento.
Resposta:
1. Letra C: com base no texto expresso, tem-se que segundo Alba Zaluar, é a percepção da sociedade, em termos culturais e históricos, que vai determinar o que é ou não violento; sendo que há diversos níveis de tolerância e segmentação de violência. Por exemplo; os romanos viviam em uma sociedade que hoje consideramos extremamente violenta. Mas para os mesmos, muito do que ocorria era tido como normal.
2. Letra B: o autor também expressa a ideia de que o fanatismo não está ligado ao dogmatismo, ou seja, ele é de certo modo ensinado e institucionalizado, de modo que aqueles que o aprendem também acabam ensinando-o, gerando um ciclo vicioso.
Explicação: