VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL AUMENTA EM 2017 Júlio Ottoboni O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou que os casos de letalidade violenta (soma de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, no Rio de Janeiro, tiveram aumento de 7,5%, em 2017, em relação a 2016, passando de 6.262 para 6.731. Em dezembro do ano passado, foram registradas 66 vítimas a menos de mortes violentas no estado, uma queda de 10,9% em relação ao mesmo mês de 2016. Segundo o ISP, as maiores reduções ocorreram em Irajá, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Colégio, Vila da Penha, Vista Alegre, Anchieta, Guadalupe, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Acari, Barros Filho, Costa Barros, Parque Colúmbia, Pavuna, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Vila Militar, Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. Outro crime que também cresceu no estado do Rio em 2017 foi o roubo de veículo, com alta de 30,4%. No ano passado, foram roubados 54.367 ante 41.696 no ano anterior. O roubo de carga teve aumento de 7,3%, passando de 9.874 casos em 2016 para 10.599 em 2017. Os roubos de rua (soma de roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo) tiveram queda de 1,1% no ano passado. Foram 127.098 casos em 2016 e 125.698 no ano passado. O levantamento também verificou que em 2017 foram apreendidos 499 fuzis no estado, o maior número registrado em toda a série histórica do Instituto de Segurança Pública, que teve início em 2007. Foram 130 fuzis a mais em relação ao ano de 2016. Disponível em < http://envolverde.cartacapital.com.br/violencia-urbana-no-rio-de-janeiro-aumento-em-2017/>. Acesso em 13 ago.2018.
O texto acima mostra dados de violência urbana, sobretudo no Rio de Janeiro. Assinale a alternativa que não corresponde a um resultado correto sobre o estudo da violência. Escolha uma:
a. O estudo da violência urbana e o levantamento de dados como os mostrados no texto, auxiliam na elaboração de políticas públicas de segurança eficientes;
b. O crime pode mudar de acordo com o tipo de sociedade e da época em que ele acontece;
c. O crime é uma ocorrência normal em todas as sociedades, segundo Durkheim;
d. Uma das principais razões da violência urbana é o baixo número de policiais atuando nas áreas carentes;
e. A diminuição de alguns índices de violência e o aumento de outros, fornece a ideia que as políticas públicas de segurança não são totalmente eficientes;
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra D
Baseado na afirmação acerca do estudo sobre violência, o mais coerente é a letra D, já que os policiais atuam muito em áreas mais carentes, pois é onde ocorre o maior numero de transgressores da lei. A pesquisa realizada não aponta que a falta de policias em áreas mais carentes é o resultado do aumento do crime.
A pesquisa mostra o aumento da criminalidade em vários setores e de acordo as sociedades e o tempo. Em alguns anos houve maior ocorrência de alguns atos, já em outro ano houve a diminuição de algumas ocorrências e aumento de outras.
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás