Português, perguntado por Victóriaferreira11, 1 ano atrás

Violência social) 

A violência social vem sendo praticada no mundo inteiro, em todas as classes da sociedade. É uma luta pelo poder e pela sobrevivência. Uns matam e roubam para sobreviver, conseguir um pedaço de pão e ter com que se alimentarem, outros praticam a violência apenas com o objetivo de enriquecerem ainda mais e dominar a classe mais fraca. Há rivalidades até entre famílias, filhos matando pais para tomar o que lhes pertence, irmãos brigando entre si. Brigas por posses de terra, causando guerras entre países como ocorreu a pouco tempo e continua acontecendo. Por qualquer motivo se pratica a violência, uma simples discussão, ciúmes, um lugar na fila do ônibus, etc. Ninguém respeita o próximo, qualquer coisa, por menor que seja, serve de motivo para acabar em violência e basta andarmos uns minutos pelas ruas, para encontrarmos vários exemplos. Assim como há os que praticam a violência pelo poder e pela necessidade, há também muitos que a praticam por prazer, por querer mostrar que pode mais que o outro.

Questões:

1) No primeiro parágrafo, o autor afirma que a violência é praticada no mundo inteiro, o que nos leva a pressupor que o texto vai ser desenvolvido com exemplos de diferentes países e realidades sociais. Isso se verifica posteriormente no texto. Explique. 

2) No 2º Parágrafo, o autor afirma que há os que roubam e matam por fome e os que praticam violência com vistas ao poder. 

A) O autor esclarece quem são essas pessoas, seus grupos sociais ou o país onde vivem? 
B) Se há pessoas que roubam e matam por fome, então elas são vítimas de uma situação social grave. Logo, elas deveriam ser referidas no mesmo parágrafo que aqueles que praticam a violência pelo poder? Como e onde essa ideia pode ser desenvolvida? 

3º) Observe o 3º e o 4º parágrafos. Neles, as afirmações são genéricas e sem profundidade. Que informações o autor poderia oferecer para torná-los mais precisos e ricos em ideias?

4°) De modo, o autor procura explicar o fenômeno da violência, ao longo dos parágrafos, valendo-se de argumentos sociais.

A) Isso também ocorre no 5° parágrafo? Por quê?
B) Qual é o único motivo apresentado para explicar por que o indivíduo é levado à violência?
C) Na sua opinião, esse motivo é suficiente para explicar o fenômeno da violência, no plano individual?

5°) No último parágrafo, o autor retoma a ideia principal exposta nos primeiros parágrafos - ou seja, a de que a violência é o fruto da luta pelo poder e pela sobrevivência - , mas introduz uma ideia nova.

A) Qual é a ideia?
B) Considerando-se as partes que normalmente compõem a estrutura de um texto, essa ideia está bem exposta no texto lido? Por quê?

6°) Como você constatou, o texto apresenta baixa informatividade. Como consequência:

A) A leitura do texto é atraente? Por quê?
B) O autor transmite a impressão de ter domínio do assunto desenvolvido? Por quê?
C) O texto consegue convencer o leitor sobre o ponto de vista que defende? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanaestudante07
25
1)este texto fala bastante sobre a violencia para que o leitor esteja ciente das coisas terriveis que acontesem
2) a-Nao      b-nao pois elas praticam violencia por comida nao por ter prazer
3) que as pessoas que fazem a violencia pelo prazer ou para serem ricos fazem tudo isso para serem pem sociedidos na vida mas por dentro nao sao,e os que praticam isso por sobrevivencia nao tem o direito mesmo que for para salvar a propria vida violencia é crime
4)sim pois o texto tem um assumto principal um contexto sobre a violencia,para conseguirem algo oque nessesitam ou que querem,nao por que a violencia e um crime serio e nao deveria ser praticado em nenhum caso,
5) a-a idea de que as vezes tem pessoas que tem escolha para praticar violencia e outras que nao b-sim pois esta bem definido o porque e pra que elas praticam isso 
6) A- sim pois o leitor se enteresa no porque as pessoas praticam violencia em varios graus B-nao ele nao pode controlar a violencia mas da a impresao que sabe oque fala  C-sim o texto é bem convensente para os leitores 



espero ter ajudado gosto de ajudar as pessoas com o conhecimento ;)
Respondido por nascimentow275
6

1) Sim, após a introdução o autor retoma dando exemplos de situações que ocorreram em outros países: "causando guerras entre países como ocorreu a pouco tempo e continua acontecendo.".

2-a) Não, pois ele esta falando da situação de forma generalizada.

b) Não, essas pessoas referidas como aqueles que praticam algo pela necessidade, não estão pensando na maldade e sim na sobrevivência de si. Logo essa ideia esta desenvolvida no "local" certo.

3) O autor poderia ter exposto situações ocorrentes e com fontes verdadeiras de conhecimento para que assim pudessem "chocar" o leitor.

4-a) Sim, dando mais um exemplo de violência: "há também muitos que a praticam por prazer".

b) violência: "É uma luta pelo poder e pela sobrevivência".

c) Na minha opinião violência não é justificativa para resolver essa luta individual, as pessoas agem dessa maneira por questões de herança cultural, e mesmo tendo exemplos de guerras que não deram resultados esperados pelos líderes, ainda continuam com a violência.

5-a) O autor fala sobre: "há também muitos que a praticam por prazer".

b) Não, essa ideia esta sendo trazida pelo autor como uma conclusão, mas ela deveria fazer parte do desenvolvimento do texto.

6-a) Não, o texto tem argumentos repetitivos e não tem exemplos concretos.

b) A ausência de informações, e a generalização do tema demonstra que o autor não tem domínio do assunto.

Perguntas interessantes