Sociologia, perguntado por laramoraessz, 6 meses atrás

violência pobreza e movimentos sociais, resumo disso

Soluções para a tarefa

Respondido por SmithForeman11
2

Resposta:

Violência: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)¹, a violência pode ser definida como “o uso intencional da força física ou poder contra si próprio, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Essa triste realidade assola amplamente o Brasil, que é um dos países mais violentos do mundo.

Pobreza: A pobreza é definida como a falta de acesso a serviços essenciais (saneamento básico, saúde, educação, energia elétrica, entre outros), bens de consumo, sobretudo alimentos, e bens materiais necessários para a manutenção da vida em condições básicas. A restrição ao acesso, por sua vez, está ligada à renda individual ou familiar (de um domicílio). No entanto, a definição de pobreza é amplamente discutida no meio acadêmico e pode adquirir diversos aspectos e características a partir de diferentes organismos internacionais, instituições ou autores consultados.

Mov. Sociais: Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos. São fenômenos históricos, que resultam de lutas sociais, que vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades.

Explicação:

Perguntas interessantes