Violência escolar: quem é a vítima?
É desnecessário dizer que os jovens que infringem a lei e os códigos de civilidade devem ser punidos. Lugar de infrator não é no banco da escola, mas em centros de reclusão. É óbvio também que há jovens desajustados, e que a convivência com um entorno de violência e degradação social favorece a criminalidade. É igualmente certo que todos os professores e funcionários do estado devem ser protegidos da violência pela polícia – em seu local de trabalho e fora dele, como qualquer cidadão. Assim como devemos condenar o infrator, porém, é preciso entender o meio que o gerou. Não porque isso o exima de culpa, mas para que se possam criar políticas públicas que diminuam a probabilidade de que mais jovens enveredem pelo mesmo caminho. E a realidade que o Brasil não quer ver é que a maior vítima de agressão no nosso sistema escolar é o aluno. (Veja, 03.12.2008)
A violência é um tema comum nas manchetes, no cotidiano da sociedade e nas escolas. Por esta razão busca-se, através de ações conjuntas, a superação deste problema através de:
I - Ampliação do quadro de agentes de segurança nas escolas;
II - Projeto em parceria com outras instituições que trabalhem com jovens vitimas da violência;
III - Proteção aos professores e funcionários através de serviço de segurança;
IV - Projetos interdisciplinares na escola, voltados à formação ética e ao entendimento das problemáticas contemporâneas.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas
b. I e II
c. I e III
d. II e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
resposta correta: d. II e IV
Perguntas interessantes