"Vindo a multidão, começou a pedir que lhes fizesse como de costume. E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que eu vos solte o rei dos judeus? Pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado. Mas estes incitaram a multidão no sentido de que lhes soltasse, de preferência, Barrabás. Mas Pilatos lhes perguntou: Que farei, então, deste a quem chamais o rei dos judeus? Eles, porém, clamavam: Crucifica-o! Mas Pilatos lhes disse: Que mal fez ele? E eles gritavam cada vez mais: Crucifica-o! Então, Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás; e, após mandar açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado". (Marcos 15:8-15 - ARA)
Dentre os principais temas da atual política brasileira estão algumas declarações polêmicas que lideres religiosos têm discursado sobre assuntos como: Democracia, Ética e Cidadania. Por isso, a partir da narrativa religiosa acima, rememore os conceitos estudados sobre Ética e Democracia e analise como tais conceitos se aplicam nas alternativas a seguir:
I. A narrativa apresenta uma forma de manipulação do direito por meio de articulação popular.
II. Para ser ético, Pilatos deveria ter permitido o voto secreto, assim preservaria as identidades e coibiria atos de incitação popular.
III. No texto acima a manipulação do direito por meio da incitação das massas não deve ser entendida como uma forma de corrupção.
IV. Os atos de incitação pública devem ser considerados como formas de violação do direito e da cidadania.
Soluções para a tarefa
A narrativa acima pode ser conectada com declarações polêmicas sobre Ética e Democracia. Assim, as respostas corretas são as alternativas I, II e IV.
Ética e Democracia
A narrativa de Pilatos condenando Jesus à morte mostra que a lei pode ser manipulada pela articulação popular. Pilatos sabia que Jesus era inocente e deveria ter sido ético em seu julgamento, fazendo uma votação secreta ou julgamento secreto e absolvendo Jesus. No entanto, muitas pessoas exigiam punir Jesus incitando Pilatos. Este ato de sedição pode ser considerado uma violação da lei e da cidadania, porque Pilatos puniu Jesus que era inocente por causa da incitação da multidão e até cumpriu o pedido da multidão, ou seja, sentenciá-lo à morte.
Supostamente neste caso, Pilatos tinha o poder de libertar Jesus, mas ele não queria ser odiado pela multidão, especialmente César, então ele escolheu obedecer à voz da multidão e matar Jesus.
Saiba mais sobre democracia:
brainly.com.br/tarefa/45871703
#SPJ1