Geografia, perguntado por cacamassaroni, 6 meses atrás

Vimos que o ser humano é um dos principais agentes que atuam na transformação e no modelo mento das superficies continentais terrestres.

1. A partir de exemplos que ocorrem em seu municipio, produza um texto curto que res pondo De que forma o ser humano contribuiu para a transformação e modelamento do relevo terrestre?

2. Faça uma breve busco por informações (livros, internet, revistas ou jornais) e indique quan do a ação humana sobre a superficie terrestre se torna prejudicial.

Soluções para a tarefa

Respondido por legalizadoofc
0

Resposta:

Questão 1 - Resposta

É correto afirmar que, atualmente, praticamente todas as paisagens do planeta sofrem intervenção direta do homem em maior ou menor escala. As exceções relevantes são os pontos mais altos de montanhas, as áreas de mata virgem, os polos da Terra e o interior de alguns desertos. Geralmente, onde ainda não existe essa interferência, predomina a natureza e o local não apresenta retorno para a economia.

Com os dados conhecidos na atualidade, sabe-se há uma interação entre os distintos elementos do meio. Por isso, as transformações no relevo têm reflexo no clima, que, por sua vez, muda a vegetação. Mais uma vez, vale ressaltar que o homem é o principal responsável por modelar o relevo: embora os eventos naturais mudem e formem o solo, estas transformações levam milhões de anos, enquanto as ações do homem aceleram muito esse processo.

Questão 2 - Resposta

A degradação do solo provocada por atividades humanas ameaça o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas, a sobrevivência de espécies animais e vegetais e intensifica as mudanças climáticas. Além disso, contribui para o aumento dos conflitos e para a migração em massa, alerta relatório divulgado nesta segunda-feira pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês), órgão ligado às Nações Unidas. Estimativas apontam que menos de 25% da superfície terrestre do planeta ainda resiste a impactos substanciais e, até 2050, esse percentual será de menos de 10%.

Fontes: Pensando Verde, O Globo.


cacamassaroni: valeuuu ajudou muito
Perguntas interessantes