Vimos que lixo é tudo aquilo que não é considerado útil e que é jogado fora. Mas muitas vezes o que não é útil para mim, será útil para outra pessoa. Pensando nisso, descreva uma situação em que isso pode acontecer.
Soluções para a tarefa
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande idéia!
Tempo de decomposição do lixo:
- Aço : Mais de 100 anos
- Alumínio: 200 a 500 anos
- Cerâmica : indeterminado
- Chicletes : 5 anos
- Cordas de nylon : 30 anos
- Embalagens PET : Mais de 100 anos
- Esponjas : indeterminado
- Filtros de cigarros : 5 anos
- Isopor : indeterminado
- Louças : indeterminado
- Luvas de borracha : indeterminado
- Metais (componentes de equipamentos) : Cerca de 450 anos
- Papel e papelão : Cerca de 6 meses
- Plásticos (embalagens, equipamentos) : Até 450 anos
- Pneus : indeterminado
- Sacos e sacolas plásticas : Mais de 100 anos
- Vidros: indeterminado
Reciclagem
Cerca de 35% do lixo coletado poderia ser reciclado ou reutilizado e outros 35% poderiam virar adubo. Ou seja, 70% da poluição do meio ambiente iria se transformar em algo útil e limpo para todo mundo! Isso se chama RECICLAGEM, a maneira mais inteligente de dar adeus ao lixo!
Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. Olha só quantas vantagens a danada tem: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos!
Mas como fazer isso em cidades que têm milhões de habitantes? Porque para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo. E para separar, é preciso adotar um sistema um pouco caro, chamado Coleta Seletivo de Lixo.