Vimos que grande parte da estrutura dos sonetos de Shakespeare baseia-se em 14 versos decassílabos (dez sílabas poéticas), utilizando o pentâmetro iâmbico, isto é, um tipo de métrica utilizado na poesia e no drama, principalmente inglês, cujo ritmo é medido em pequenos grupos de sílabas chamado feet (pé). Assim sendo, leia as assertivas que seguem:
I. O termo iâmbico descreve o tipo de pé e pentâmetro iâmbico significa que o verso tem cinco pés.
II. Um pé iâmbico é formado por duas sílabas, sendo a primeira átona e a segunda tônica.
III. Como o verso do soneto shakespeariano é decassílabo, o verso tem 10 pés (foot).
IV. Um pé iâmbico é formado por duas sílabas, sendo a primeira tônica e a segunda átona.
V. O pentâmetro iâmbico é muito comum na língua inglesa por um simples motivo, a grande quantidade de monosssílabos e dissílabos no idioma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I CORRETO- pq Iâmibico sim, é um tipo de pé, e 5 pés (vem de penta), formando um pentâmetro.
II CORRETO - um verso composto por cinco pares de sílabas curtas/longas, ou sílabas átonas/tônicas
III Errado - porque o decassílabo possui 5 pés, visto que cada pé é um par de sílaba, ou seja 2 sílabas.
IV Errado - porque a primeira sílaba do pé iâmbico é átono e a segunda é tônica. Se fosse ao contrário (primeiro tônica e depois átono) não seria pé iâmbico, seria trocaico, de troqueu que é o oposto de um iambo.
V - essa eu não sei, mais estão dizendo que está correta.
Explicação:
Segundo a Wikipédia:
Pentâmetro iâmbico é um tipo de métrica que é utilizado em poesia e em drama. Descreve um determinado ritmo que as palavras estabelecem em cada verso. Esse ritmo é medido em pequenos grupos de sílabas; estes pequenos grupos são chamados "pé". A palavra iâmbico descreve o tipo de pé que é utilizado. A palavra pentâmetro indica que um verso tem cinco pés.
Diferentes idiomas expressam o ritmo de diferentes formas. Na Grécia Antiga e no latim, o ritmo é criado através da alternância das sílabas longas e curtas. Em inglês, o ritmo é criado através do uso da tonicidade, alternando entre as sílabas tônicas e não-tônicas. Uma sílaba não-tônica anglófona é equivalente a uma sílaba curta clássica, ao passo que uma sílaba tônica anglófona é equivalente a uma sílaba longa clássica.
Pentâmetro iâmbico é, portanto, um verso composto por cinco pares de sílabas curtas/longas, ou sílabas átonas/tônicas. Se o padrão de curto/longo ou átono/tônico viesse a ser invertido, produzindo um verso de cinco pares de longo/curto, ou tônico/átono não acentuado, esse verso seria descrito como um exemplo de pentâmetro trocaico. Um troqueu (DUM - de) é o oposto de um iambo (de - DUM).