Vimos que existem grupos de teatro dedicados a produzir peças sobre questões que envolvem a população afrodescendente, acompanhando a forte conotação política dessa linguagem. Faça uma pequena pesquisa sobre um artista brasileiro que tenha, em algum momento de sua carreira, trabalhado com temáticas relacionadas à cultura afro-brasileira, como a igualdade de direitos ou a denúncia de preconceitos. Levante dados sobre o artista, e especialmente sobre a obra na qual ele abordou essas questões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aos 38 anos, Lázaro Ramos é referência para jovens artistas negros de todo o Brasil. O ator baiano conseguiu nas últimas décadas se destacar de forma quase simultânea no cinema, no teatro e na TV, seja ela aberta ou paga.
O ator se tornou também - juntamente com a esposa Taís Araújo - uma voz popular na militância pela igualdade racial no País. Dessa condição nasce seu novo trabalho, o livro Na Minha Pele.
"O meu foco desde o início era falar sobre assuntos que considero relevantes em relação a preconceito, racismo e formação de identidade. E queria fazer isso sendo acolhedor. Acolhedor em todos os sentidos", conta em entrevista ao HuffPost Brasil. "Eu não queria falar somente com quem pensa como eu. Essa foi uma luta diária, de cada vírgula, de cada palavra que usava, cada tema que abordava", completa.
Na entrevista, Lázaro Ramos conta por que o livro demorou uma década para ser finalizado, recorda a influência de Caetano na formação da própria identidade, discorre sobre os prejuízos provocados pelo racismo e reflete sobre como a população não negra pode colaborar na luta por um País com equidade racial.
Explicação:
Espero ter ajudado