História, perguntado por analismaciel2012, 4 meses atrás

Vimos que a sociedade brasileira é vista por um novo ângulo nas obras de Caio Prado Junior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Com base nos materiais disponibilizados assinale a alternativa correta quanto a obra "Casa Grande & Senzala".

A.
Obra de Sérgio Buarque de Holanda. Rompe com a relação direta de determinação do desenvolvimento a partir da raça, revela traços do patriarcado presente na sociedade brasileira tendo como palco a dinâmica familiar e sua reprodução na sociedade em face do distanciamento do estado de suas obrigações para com a população.

B.
Obra de Calo Prado Junior. Não rompe com a relação direta de determinação do desenvolvimento a partir da raça, nem revela traços do pluralismo cultural presente na sociedade brasileira.

C.
Obra de Caio Prado Junior. Rompe com a relação direta de determinação do desenvolvimento a partir da raça, revela traços do patriarcado presente na sociedade brasileira tendo como palco a dinâmica familiar e sua reprodução na sociedade em face do distanciamento do estado de suas obrigações para com a população.

D.
Obra de Gilberto Freyre. Não rompe com a relação direta de determinação do desenvolvimento a partir da raça, nem revela traços do pluralismo cultural presente na sociedade brasileira.

E.
Obra de Gilberto Freyre. Rompe com a relação direta de determinação do desenvolvimento a partir da raça, revela traços do patriarcado presente na sociedade brasileira tendo como palco a dinâmica familiar e sua reprodução na sociedade em face do distanciamento do estado de suas obrigações para com a população.

Soluções para a tarefa

Respondido por baimeget4
1

Resposta:

e

Explicação:

Respondido por rebeccapearson
1

Em Casa Grande e Senzala, houve uma quebra da relação direta de determinação do desenvolvimento a partir da raça, mostrando linhas do patriarcado, consequentemente apresentando uma dinâmica familiar e sua reprodução na sociedade. O Estado se distanciou das obrigações com o povo.  (Letra E).

Gilberto Freyre foi um sociólogo pernambucano que fez uma virada sociológica sobre sua interpretação do Brasil. Ele questionou o paradigma vigente sobre o atraso da sociedade brasileira ter decorrido da miscigenação do europeu superior com as raças inferiores.

 São fatores de destaque em sua obra:

  • A miscigenação de raças
  • O sincretismo cultural
  • O calor tropical

Ao ler Casa Grande e Senzala, o leitor encontrará descrições da vida cotidianas e detalhes da vida que acontecia entre quatro paredes. Também havia elementos da cultura material como hábitos alimentares, vestuários e toda gama de utensílios domésticos e de trabalho.

 

A obra conta sobre comparações feitas entre as formas de colonização portuguesa em seus diferentes domínios: Ásia, África ou América.

 

Segundo Freyre, foi nos terreiros da casa-grande que aconteceu o sincretismo cultural entre o senhor português, o índio e o africano cativo. Esse sincretismo foi chamado de “simbiose cultural”, ou seja, aludindo a exemplos da vida cotidiana: a capela doméstica, o cemitério familiar, as receitas culinárias, as cantinas de ninar. São exemplos da “coesão” dos domínios do patriarca.

O autor destacou o ambiente familiar, não o individuo e tampouco o Estado. Pelo fato da família reunir vasta variedade de funções sociais e econômicas. Para ele, a base econômica era a família, "uma força social que se desenrola em política".

Saiba mais sobre Gilberto Freyre em: https://brainly.com.br/tarefa/37922465

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes