História, perguntado por lenaoliveer4742, 9 meses atrás

Vimos, neste capítulo, que havia uma distância entre o que estabelecia a lei jurídica e a realidade social do país durante o Primeiro Reinado.Liberdade, propriedade e segurança, garantidas pela Constituição de então,eram direitos que valiam apenas para uma pequena parcela da população.


a)Em sua opinião essa distância ainda existe em nosso país​?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
35

A distância específica que existia então não existe mais e o "tamanho" dela não é mais o mesmo: naquela época as mulheres, por exemplo, não poderiam votar ou ter propriedades, e o voto era limitado a uma pequena parcela dos homens, de modo que mesmo a maioria esmagadora dos homens  também não podia participar da política, além de haver lá o fenômeno da escravidão, hoje abolido.

Isto não quer dizer, claro, que não exista desigualdade social hoje ou que a vida social prática não seja diferente daquilo que estabelece a Constituição, havendo muitos direitos que, na prática, não se concretizam, mas não é mais o mesmo tipo brutal de desigualdade que era naquela época.

Respondido por princesinha3131
5

Resposta:

3-a)não existe mais e o "tamanho" dela não é mais o mesmo,maisIsto não quer dizer, claro, que não exista desigualdade social hoje.

b)Igualdade e discriminação

A Constituição Federal declara que "todos são iguais perante a lei", mas a desigualdade social é histórica e a discriminação social é permanente, pois faz parte da atual realidade brasileira, que exige medidas compensatórias e ações afirmativas.

A Constituição Federal declara que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...] (art. 5º caput)”. Então, por quê falar em discriminação? - Infelizmente a discriminação é histórica e sempre existiu, sendo praticada pelos indivíduos, pelos governos e pela própria sociedade. Todavia, hoje, observamos que as nações, inclusive o Brasil, têm o deve de diminui as desigualdades e contribuir para a inclusão social. Afinal, igualdade formal e igualdade real significam a mesma coisa? O quê é discriminação? Preconceito, discriminação e racismo significam a mesma coisa? E o estereotipo? Ação afirmativa e cotas significam a mesma coisa? Toda discriminação é negativa? Para responder essas indagações precisamos fazer algumas reflexões conceituais, legais, ou seja, com base na lei e sobre a realidade brasileira, no que diz respeito à igualdade e a discriminação. No entanto, os objetivos destas reflexões, como veremos, é contribuir para eliminação gradativa da discriminação e a promoção da igualdade, para provocar uma mudança de comportamento.

Ao enfrentarmos o desafio deste tema, devemos evitar opiniões de natureza emocional ou ideológicas e voltadas unicamente para casos particulares para generalizar, sem levar em consideração à lei, os valores das pessoas e da sociedade, bem como a realidade social. Para tanto, precisamos inicialmente definir e compreender os termos: preconceito, racismo, estereotipa e discriminação, ação afirmativa, cotas, para depois contextualizar

Explicação:

Perguntas interessantes