Contabilidade, perguntado por keilapanceri, 5 meses atrás

Vimos em nossa disciplina que a aplicação do conceito de Ajuste a Valor Presente não deve ser confundida com a de valor justo. Por exemplo, a compra financiada de bem por cliente especial, que por essa condição não tem computado no financiamento as taxas usuais de mercado, faz com que o ativo, pelo comprador, seja levado a um valor inferior ao valor justo, prevalecendo contabilmente aquele primeiro por melhor representar o efetivo custo de aquisição. Já o vendedor reconhece a contrapartida do Ajuste a Valor Presente do seu recebível como redução de receita. Desta forma, analise os itens a seguir:

I - O Ajuste a Valor Presente de Ativo deve ser computado na determinação do lucro real no mesmo período em que a receita ou resultado da operação será oferecido à tributação, devendo ser computado na receita com base em seu valor integral conforme documentos fiscais.

II - De igual modo, o Ajuste a Valor Presente do Passivo - obrigações, deverá ser computado na determinação do Lucro Real no período em que: for revendido ou utilizado como insumo na produção de bens ou serviços; ocorrer a realização do ativo (via depreciação, exaustão, amortização, alienação ou baixa); a despesa ou o custo forem incorridos e a despesa for computada em seu valor integral conforme documentos fiscais.

III - Qualquer situação pode-se utilizar o AVJ, exceto em situações específicas, por exemplo, em casos de ativo biológico ou em alguns instrumentos financeiros, no qual ele não precisa reconhecer o Ganho ou a Perda.

IV - A perda decorrente do AVJ somente poderá ser computada na determinação do Lucro Real à medida que o ativo for realizado, ou quando o passivo for liquidado ou baixado, e desde que a redução no valor do ativo ou aumento no valor do passivo esteja evidenciada contabilmente em conta vinculada ao ativo ou passivo.

Está correto apenas o que se afirma em:


I, III e IV.


I e III.


I, II e IV.


I, II e III.


I e II.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3

Resposta:

É correto apenas o que se afirma em: I e II.

Explicação:

Perguntas interessantes