Vimos ao longo da “Unidade 2: As Ciências Sociais: formas de compreender o mundo”, que a Sociologia surgiu possibilitando diversas formas para se compreender, de forma científica, o comportamento humano e suas relações sociais. Podemos perceber que, na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente (status quo) porque esta atende a seus interesses. Assim, procuram apoiar e desenvolver formas de explicação da realidade que justifiquem a necessidade de conservar a sociedade tal como está. Há, entretanto, pessoas e grupos que querem mudar a situação existente, pois não acham que a sociedade à qual pertencem é boa para elas e para os outros. Tais pessoas procuram explicar a realidade social destacando seus problemas e as possibilidades de mudança para uma forma de organização que assegure maior igualdade entre os indivíduos e grupos. Ao percebermos o mundo a nossa volta, podemos notar que a desigualdade social, presente em nosso cotidiano, tem reflexo com a sua formação social e histórica. Tendo como base a explicação sociológica sobre as bases da vida social e a organização da sociedade, para esta questão reflexiva, comente sobre como se estabelecem as desigualdades sociais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
As desigualdades sociais se estabelecem a partir da condição, na qual, os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, poder ou prestígios.
layslyandra:
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás