Vilas e cidades foram fundadas durante o período colonial. Explique os conceitos de vila e de cidade para esse período.
Soluções para a tarefa
O conceito de cidade muda de acordo com o contexto histórico observado. Na América portuguesa colonial, por exemplo, a palavra cidade
se referia especificamente a um núcleo urbano que tivesse sido fundado diretamente pela administração metropolitana, contrastando com a vila,
que era um núcleo fundado pelos donatários. A diferença estava no status
político de cada uma e não no tamanho, sendo que muitas vezes as vilas
eram até maiores do que as cidades: caso de Olinda no século XVII, que era
mais importante política e economicamente do que a cidade de Filipeia de
Nossa Senhora das Neves, a atual João Pessoa, no mesmo período.
Os conceitos de vilas e cidades eram completamente diferentes do que são hoje durante o período da América portuguesa colonial.
As vilas eram lugares que eram formados pelos donatários, os responsáveis por administrar as capitanias hereditárias, enquanto que as cidades eram lugares formadas pela própria metrópole portuguesa, que enviava responsáveis por suas construções.
A primeira vila foi a Vila de São Vicente, criada por Martim Afonso em 1532. A partir daí, outras foram formadas, como a Vila de São Paulo em 1534, criada por José de Anchieta, e a Vila de Santos, criada por Brás Cubas.
A primeira cidade foi a de Salvador, criada por Tomé de Souza, em 1549. A segunda foi São Sebastião do Rio de Janeiro, criada por Estácio de Sá, no ano de 1565.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/32322774