Vik Muniz elabora diversas criações, a partir de obras de artistas consagrados pela história. Ele recriou a famosa pintura: Monalisa, com materiais inusitados. Algumas atividades artísticas, elaboradas por muitas professoras e professores exploram a apropriação, a cópia ou a releitura, semelhante ao que Muniz faz.
Soluções para a tarefa
Cópias deve alcançar alguns objetivos mais pertinentes a este conteúdo e que atinjam a uma faixa etária que não seria beneficiada com o trabalho de releitura ou apropriação. Quando trabalha cópias, antes de qualquer coisa, educar para a observação. Através desse conteúdo estamos explorando a cópia como uma unidade didática da área e não apenas como um procedimento, pois podemos trabalhar com os elementos compositivos visuais (plano, volume, espaço) e plástico (linha, cor, forma etc) da composição. A produção final deste trabalho tem como objetivo ser mais parecido com a obra copiada. Apesar da complexidade, é um conteúdo que pode e deve ser trabalhado desde a Educação Infantil, atentando aos objetivos específicos de cada faixa etária.
Apropriação, requer um pouco mais de experiência e vivência do aluno no que se refere à observação e apreciação, pois um dos objetivos desse conteúdo leva à reprodução, de maneira mais fiel possível, de algum elemento da composição plástica de um quadro ou qualquer outra modalidade observada. O aluno deve conhecer bem a obra que lhe servirá para apropriação de algum elemento e conhecer bem seus objetivos para então planejar a sua criação de modo que esse elemento ao mesmo tempo apareça como original e identificável.
Releitura está mais próxima da apropriação do que da cópia. Um dos objetivos em comum entre esses conteúdos é a nova criação a partir de uma já existente. Num trabalho de releitura entendemos que é necessário um estudo mais apurado por parte do professor e do aluno da obra que será relida. Os elementos plásticos e compositivos (cor, forma, linha, plano, figura-fundo etc) detêm a mesma importância que a temática, o contexto e conceituação da obra. É um trabalho que exige bastante concentração, pesquisa (em relação ao artista e sua obra) e observação.