Vigência é aquele atributo da lei que lhe confere plena disponibilidade para sua aplicação". A lei vigente é vocacionada a incidir sobre fatos e produzir efeitos jurídicos, portanto, se a lei estiver em vigor para regular determinada situação, ocorrendo à materialização dessa situação no plano fático, a lei incidirá.
Disponível em: Acesso em: 12. mar. 2018.
A legislação não regula todas as situações existentes, sendo muitas vezes omissa, e para reparar essas lacunas, é que utilizamos a integração de normas. Sendo assim, analise as afirmações a seguir:
I. Analogia no direito tributário significa aplicar o mesmo ato normativo a outros fatos não iguais, mas que possuem alguma característica em comum.
II. Nos princípios gerais do direito público, temos a prevalência do devido processo legal, que garante a ampla defesa e a segurança jurídica.
III. Os princípios são essenciais para ordenamento jurídico quando existe lacunas.
IV. Equidade consiste na aplicação da Lei ao caso concreto.
Está correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
A resposta correta é alternativa III) I e IV, apenas.
A analogia tende a ser bem mais frequente para o preenchimento de lacunas. Com isso pode-se afirmar que ela é a transposição de uma regra, a qual é dada em forma de lei para uma determinada hipótese legal, em uma outra hipótese a mesma não é regulada na lei.
Com isso, existem duas situações as quais deve apresentar semelhanças, mesmo que estas não sejam consideradas suficientes para o correto preenchimento de uma lacuna do direito.
Bons estudos!
Respondido por
1
Resposta:
3
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás