História, perguntado por joyservelo, 1 ano atrás

Vieira, Murakami e Belizario (2009) iniciam seus estudos trazendo fatos históricos sobre as relações de poder e trabalho. Os autores comentam que, antes da Revolução Industrial, já existiam essas relações, oriundas do escravismo e do vassalismo, em que não havia nenhum retorno financeiro para o trabalhador. Com a Revolução Industrial, surge o conceito de capital e este passa a ganhar força nas relações de trabalho. Assim, a força bruta é substituída por outras formas de poder que permitem o controle dos trabalhadores por parte dos empregadores.

VIEIRA, L. B.; MURAKAMI, L. C.; BELIZARIO, A. V. Relação de Poder nas Organizações: uma análise da administração científica de Taylor segundo a visão de Foucault. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING, 4., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ESPM, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01/07/2016.



Considerando a visão dos autores e os estudos do texto-base, associe as vertentes do conceito de poder listadas a seguir com suas respectivas características.



1. Vertente do fenômeno causal

2. Vertente da estratégia de exercício do poder



( ) Alguns dos principais pensadores dessa vertente são Hobbes, Marx e Lucke.

( ) Tem a intenção de produzir algum efeito na relação entre dois indivíduos, influenciando a ação do indivíduo subordinado.

( ) O poder é construído por meio de práticas anunciadas, e estas corroboram as práticas sociais.

( ) Tem como objetivo não apenas exercer o poder, mas também mantê-lo, porém, de forma dinâmica e não estagnada.

( ) O poder é exercido no intuito de se obter uma vantagem futura por meio de disputas de interesses e intervenção estatal.

( ) Maquiavel e Foucault são considerados os principais pensadores dessa vertente.



A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

a.
1, 2, 1, 1, 2, 2.

b.
2, 1, 2, 2, 1, 1.

c.
1, 2, 2, 1, 1, 2.

d.
2, 1, 1, 2, 2, 1.

e.
1, 1, 2, 2, 1, 2.


Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

e.  1, 1, 2, 2, 1, 2.

Os principais pensadores da vertente do fenômeno causal foram Hobbes, Marx e Lucke. Tal vertente possuía a intenção de realizar a produção de algum efeito na relação entre dois indivíduos, impactando na ação do indivíduo que se encontra subordinado.

De acordo com a vertente da estratégia de exercício do poder, a construção do poder ocorre através de práticas anunciadas, que corroboram as práticas sociais, objetivando não somente exercer o poder, mas também mantê-lo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes