Português, perguntado por dacostatelesthalya, 9 meses atrás

vício da fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
(Oswaldo de Andrade)

No texto que é um poema de um escritor renomado brasileiro Oswaldo de Andrade um dos principais representantes da primeira geração do Modernismo no Brasil sobre o texto é correto afirmar:
A) o escritor defendia o uso da coloquialidade nos textos escritos considerando os diferentes registros da língua portuguesa antes mesmo da questão do preconceito linguístico vir a tona com a sociolinguistica.
B) de acordo com o poema essa coloquialidade subverte a norma culta da língua único registro capaz de representar adequadamente a linguagem poética.
C) Oswaldo terce uma crítica ao emprego da coloquialidade nos textos da literatura brasileira.
D) o título do poema remete à falha dos brasileiros ao reproduzir fonemas complexos.
E) de acordo com a mensagem transmitida pelo poema esse desvio do padrão da norma de prestígio compromete o entendimento da mensagem anulando a comunicação sua principal finalidade. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Dede1828
1

e eu vou lá sabe

mas chutaria na B.

Por que quando utilizamos a linguagem coloquial, nós, decerto que não estamos preocupados com as normas gramaticais. Por isso, falamos de maneira rápida, espontânea, descontraída, popular e regional com o intuito de interagir com as pessoas.

Respondido por yasmin624890jddjdod
1

°Letra A°

O escritor Oswaldo de Andrade defendeu o uso dessa comparabilidade das línguas, principalmente essa "norma" como a citada no texto.

ᴇsᴘᴇʀᴏ ᴛᴇʀ ᴀᴊᴜᴅᴀᴅᴏ

Perguntas interessantes