Vício da fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Oswald de Andrade
Sobre o poema de Oswald de Andrade, um dos principais representantes da primeira geração do modernismo brasileiro, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. O poema de Oswald tece uma crítica sobre o emprego da coloquialidade nos textos da literatura brasileira. De acordo com o poema, essa coloquialidade subverte a norma culta da língua, único registro capaz de representar adequadamente a linguagem poética.
b. Oswald, como os demais modernistas da primeira fase, dava preferência ao uso da linguagem mais cuidada, na variedade culta e padrão, com o objetivo de aplicar regras gramaticais, lexicais, ortográficas da língua brasileira, e a maior precisão vocabular possível.
c. O título “Vício da fala” remete à falha dos brasileiros ao reproduzir erradamente fonemas complexos. Essa simplificação das palavras é prejudicial para o idioma, já que pode vulgarizar a língua portuguesa.
d. Oswald, como os demais modernistas da primeira fase, defendia o uso da coloquialidade nos textos escritos como maneira de alcançar uma linguagem genuinamente brasileira, linguagem que levasse em consideração os diferentes registros da língua portuguesa.
e. Aqueles que subvertem a norma culta ao falar “mio”, em vez de milho, “mió” em vez de melhor, “pió” em vez de pior, “teiado” em vez de telhado estão prejudicando o entendimento da mensagem, anulando a comunicação, sua principal finalidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
a)Errada pois o poema em nenhum momento critica o emprego da coloquialidade
b)A semana de arte moderna tem como principal característica a valorização do que é nacional, um movimento tentando romper com padrões exteriores. Portanto, o que pode mais ser característico do que a língua brasileira? Mário de Andrade em seu livro Macunaíma usa muito disso, da língua falada, escreve "inda", "de-tardezinha" etc. Usa do personagem para questionar ainda que aqui existe duas línguas: a que se fala e a que se escreve.
c)Não é correto afirmar que as palavras no poema são uma falha dos brasileiros e nem prejudicial para o idioma
e) “mio”, “mió”, “pió”, “teiado” não prejudicam a mensagem e nem anulam a comunicação
A alternativa D é a correta, pois por pertencer a primeira fase do modernismo Oswald defendia o uso da coloquialidade nos textos, de forma a gerar textos que levassem em consideração os diferentes registros da língua portuguesa.
A alternativa A está errada, pois não há crítica o emprego da coloquialidade , como exposto anteriormente tem-se o contrário disso.
A alternativa B está errada, pois como vimos tem-se a defesa da valorização social, de forma a ter o uso da coloquialidade.
A alternativa C está errada, pois é incorreto afirmar que as palavras no poema são uma falhas dos brasileiros.
A alternativa E está errada, pois os termos “mio”, “mió”, “pió”, “teiado” não prejudicam a mensagem e nem muito menos anulam a comunicação.
Bons estudos!