Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!
(NIETZSCHE. F. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro.1977).
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que
a) reforça a liberdade do cidadão.
b) desvela os valores do cotidiano.
c) exorta as relações de produção.
d) destaca a decadência da cultura.
e) amplifica o sentimento de ansiedade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação: O pensamento niilista de Nietzsche faz parte de sua doutrina teórica que trata sobre uma visão negativa e pessimista sobre qualquer situação ou realidade. Consiste na negação de vários princípios, causando essa visão decadente sobre a sociedade na qual se está inserido.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que destaca a decadência da cultura. Por este motivo, a alternativa correta é a letra D.
O que é o Niilismo?
Podemos definir o Niilismo como uma doutrina filosófica que atinge todas as esferas mundiais contemporâneas, e sua principal característica é o pessimismo em relação às interpretações da realidade. Ou seja, há uma desvalorização de valores, muitas vezes com uma sugestão de como deveria ser de fato.
No texto apresentado, percebemos que Nietzsche apresenta um pensamento niilista, tendo uma visão negativa e pessimista de princípios e valores da realidade, pertencentes à cultura.
Veja mais sobre Niilismo:
https://brainly.com.br/tarefa/46104085