ENEM, perguntado por DudaaSantoos2358, 10 meses atrás

(Vestibular UFSCar – 2001 – Adaptada) Leia o seguinte trecho do livro O abolicionismo, escrito por Joaquim Nabuco e publicado em 1883. "[...] Em 1871, porém, a nação brasileira deu o primeiro aviso à escravidão de que a consc iência a vexava, e ela estava ansiosa por liquidar esse triste passado e começar vida nova. Pode alguém, que tenha adquirido escravos depois dessa data, queixar-se de não ter sido informado de que a reação do brio e do pudor começava a atingir as faces da nação? O preço dos escravos subiu depois da lei [...], como subira depois de acabado o tráfico, sendo o efeito de cada lei humanitária que restringe a propriedade humana aumentar-lhe o valor como o de outra qualquer mercadoria, cuja produção diminui quando a procura continua a ser a mesma. [...]" Que desdobramento da lei de 1871 é analisado pelo autor do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
6

A então lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data definição da data da mesma, isso indica que seus pais ainda continuariam escravos, haja vista que a Lei Áurea foi assinada e determinada no ano de 1888.

Assim, pode-se afirmar que a então lei foi intitulada Lei do Ventre Livre , estabelecendo a existencia de duas possibilidades para as crianças que nascessem livres na ocasião.

Perguntas interessantes