(Vestibular 2013 IF Catarinense) “Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivem acorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do Sol.Acima do muro, uma réstia de luz exterior ilumina o espaço habitado pelos prisioneiros, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. Por trás do muro, pessoas passam conversando e carregando nos ombros figuras de homens, mulheres, animais cujas sombras são projetadas na parede da caverna. Os prisioneiros julgam que essas sombras são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são os seres vivos que se movem e falam.Um dos prisioneiros, tomado pela curiosidade, decide fugir da caverna. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões e escala o muro. Sai da caverna, e no primeiro instante fica totalmente cego pela luminosidade do Sol, com a qual seus olhos não estão acostumados; pouco a pouco, habitua-se à luz e começa a ver o mundo. Encanta-se, deslumbra-se, tem a felicidade de, finalmente, ver as próprias coisas, descobrindo que, em sua prisão, vira apenas sombras.De volta à caverna, para contar o que viu e libertar os demais, também não saberá mover-se nem falar de modo compreensível para os outros, que não acreditarão nele e, correrá o risco de ser morto pelos que jamais abandonaram a caverna”. (adaptado de CHAUI, Marilena citado por http://www.asmayr.pro.br/attachments/article/5/O_mito_da_caverna.pdf).
1. A passagem acima é o conhecido Mito da Caverna, exposto na obra A República, de Platão. As alternativas abaixo correspondem corretamente à passagem acima, EXCETO:
1 ponto
A) A visão do sol é a visão da verdade, a visão das sombras, por outro lado, é a visão do erro, da falsidade.
B) O prisioneiro que decide fugir da caverna representa o filósofo, já os prisioneiros que nela permanecem representam as pessoas comuns.
C) A vida na caverna é a vida na dimensão do inteligível, a vida na pura luz é a vida na dimensão do sensível.
D) Um dos vários significados desse mito diz respeito à questão do conhecimento sensível e do conhecimento inteligível, este é, portanto, o significado epistemológico do mito.
E) As sombras representam o conhecimento ilusório, errôneo: o conhecimento dos sentidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
115
Olá
1- C
2- C
acertei no aula paraná ;)
eduardopolli76p7gkvn:
Vc é top
Respondido por
0
Sobre o mito da caverna, a única alternativa que não bate com essa história é a da alternativa C.
Mito da caverna e Platão
Platão era um filósofo naturalista, onde ele tinha como objetivo explicar a origem do mundo através de um princípio natural. Para isso ele defendeu a ideia de que existem dois mundos, um mundo inteligível e perfeito, assim como um sensível e imperfeito, que seria efeito do primeiro mundo.
Para ele a vida na caverna representava a existência do mundo sensível e não do mundo inteligível, pois o sol seria a luz da verdade enquanto que as sombras da caverna, seriam o conhecimento ilusório e não real.
Para saber mais sobre Platão, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/80258
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás