(vest – rio- adaptado) a guerra do líbano, o conflito irã/iraque, a questão palestina, a guerra do golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o oriente médio. das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é: * 1 ponto a) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da opep; b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes; c) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da mesopotâmia, numa área desértica. d) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a ásia, europa e áfrica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. A alternativa correta é a letra d .
Explicação:
a) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP;
Falso - Os conflitos no Oriente Médio não têm como principal agente motivador o aumento do preço do barril de petróleo nos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes;
Falso - A questão da Palestina não envolve questões petrolíferas, havendo disputas territoriais com o estado de Israel, principalmente, pela ocupação da cidade de Jerusalém.
c) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.
Falso – Essa área não apresenta características favoráveis às atividades primárias. Os conflitos citados acima não foram desencadeados por motivos de apropriação de áreas para cultivo.
D) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Asia, Europa e Africa.
Verdadeiro – O Oriente Médio apresenta uma diversidade cultural imensa, o que muitas vezes gera conflitos armados. A criação de Israel nessa região agravou ainda mais esse processo. Além da localização do Oriente Médio ser, do ponto de vista geopolítico, extremamente estratégico, pois faz fronteira com a Europa e a África.
Portanto,a alternativa correta da 1 é a letra d