Português, perguntado por aisa220705, 10 meses atrás

VERSOS ÍNTIMOS Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão – esta pantera – Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! o beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! ANJOS, AUGUSTO DOS. EU E OUTRAS POESIAS. RIO DE JANEIRO: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 1998. P. 42 Sobre o soneto acima, assinale o que for correto: * a) Nos versos “Toma um fósforo. / Acende teu cigarro!”, constata-se a presença da função conativa da linguagem, já que busca convencer o leitor a fumar. b) Por trazer palavras como “escarro”, “apedreja” e “chaga”, que não são típicas do lirismo, não é possível considerar esse texto como exemplo de função poética da linguagem. c) Embora predominantemente poético, é possível observar, no poema, a presença da função referencial, pois o eu lírico está, constantemente, tentando informar, sendo bem objetivo ao descrever as decepções nos relacionamentos. d) Não há presença de função emotiva, uma vez que o eu lírico, em momento algum, remete aos seus sentimentos. e) O título do poema – Versos íntimos – tem caráter metalinguístico, pois remete ao fazer poético, atribuindo caráter de intimidade aos versos que o seguirão.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
22

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre interpretação de texto.

a) Nos versos “Toma um fósforo. / Acende teu cigarro!”, constata-se a presença da função conativa da linguagem, já que busca convencer o leitor a fumar.

ERRADO. constata-se a presença denotativa da linguagem.

b) Por trazer palavras como “escarro”, “apedreja” e “chaga”, que não são típicas do lirismo, não é possível considerar esse texto como exemplo de função poética da linguagem.

ERRADO. Este texto, de Augusto dos Anjos, é um exemplo do  pré modernismo.

c) Embora predominantemente poético, é possível observar, no poema, a presença da função referencial, pois o eu lírico está, constantemente, tentando informar, sendo bem objetivo ao descrever as decepções nos relacionamentos.

ERRADA. Não se possibilita esta função referencial, denotativa, mas sim a função poética.

d) Não há presença de função emotiva, uma vez que o eu lírico, em momento algum, remete aos seus sentimentos.

ERRADO, em todos os momentos o eu-lírico remete aos seus sentimentos.

e) O título do poema – Versos íntimos – tem caráter metalinguístico, pois remete ao fazer poético, atribuindo caráter de intimidade aos versos que o seguirão.

CORRETA. A função metalinguística começa no título do poema.

Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25307902

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Respondido por graziellysouzase
1

Com relação ao soneto "versos íntimos", a alternativa correta é o item e): "No entanto, essas pragas são essenciais no ecossistema."

Saibamos as características de um soneto:

  • Os sonetos são um tipo de forma poética que vem sendo usado há séculos. Este soneto em particular demonstra as características de um soneto tradicional usando versos íntimos. A ideia principal é "amor" e o poeta parece estar refletindo sobre isso;
  • O soneto é uma forma de poesia que normalmente consiste em 14 linhas em pentâmetro iâmbico com um esquema de rimas;
  • É uma forma muito singular de poesia. A forma soneto tem muitas características, incluindo um certo esquema de rimas, o uso de uma oitava e o uso de três quadras;
  • Também é geralmente escrito em pentâmetro iâmbico, o que o torna único entre as formas de poesia.

Saiba mais sobre as características de um soneto em: https://brainly.com.br/tarefa/17576154

Anexos:
Perguntas interessantes