Vernon (1971) destaca em sua teoria que as vantagens de negociação estarão sempre ao lado da empresa. O Estado-nação tem pouco poder de barganha em comparação com as empresas, que possuem mais recursos. (Fonte: rota da aula 5).
Tendo como base os conteúdos da disciplina “Empresas Transnacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. A forma mais relevante de influência das empresas sobre os Estados é por meio de seu poder estrutural e de seu poder brando.
e
II. O poder estrutural está relacionado à relevância da firma nas economias nacionais, enquanto o poder brando se refere à capacidade de alcançarem resultados melhores, cooptando indivíduos em vez de usar a força contra eles.
A Apenas a segunda assertiva está correta
B As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira
C
Apenas a primeira assertiva está correta
D
As duas assertivas estão corretas, mas ambas tratam de assuntos completamente diferentes
E
As duas assertivas estão incorretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a B As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira
A característica fundamental do poder estrutural é a capacidade que seu possuidor tem de alterar a gama de escolhas disponíveis aos demais agentes que operam na estrutura.
O poder estrutural age de forma pouco visível porque facilita uma determinada gama de escolhas e possibilidades ao mesmo tempo em que impõe determinados custos e riscos a determinadas decisões.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes