verifique na fonte colocada logo após o texto, o ano em que o livro foi publicado.você acha que o futuro que o autor descreve já chegou? 2) que aspectos do Futuro descritos por ele você reconhece na vida urbana hoje? 3) Você conhece alguma cidade que se aproxime em algum aspecto da cidade sustentável imaginada pelo arquiteto? 4) o que o arquiteto quis dizer com cidade "compacta e policêntrica"?
Soluções para a tarefa
1) Se já chegou? Certamente não. Certamente não. Diria que parcialmente apenas.
2) Segundo os parâmetros do progresso - adaptamos todo o primeiro parágrafo. Sei que é intuitivo pensar nas minorias famintas e sem acesso à tecnologia - mas verdade seja dita: comparados à população total do Brasil, esse grupo é microscópico. De fato não estamos indo tão bem no assunto quanto países de IDH muito alto. Mas dizer que não estamos fazendo um trabalho nesse aspecto é ser pessimista, dramático, sem noção numérica e mimizento.
3) Cidades da Noruega? Eles estão no topo da pirâmide no que se refere à IDH.
4) Acho que ele referiu-se à uma estrutura geométrica bem trabalhada e sistêmica de modo a economizar espaço, e talvez, criar "focos de comércio" ao invés de mistura-los com moradias, de modo a reduzir o espaço utilizado na cidade. Mas posso estar errado.
Vou anexar o pdf do índice de desenvolvimento global, pela ONU de 2016, talvez te sirva pra algo - especialmente se voce souber inglês.