Verificar a influência da temperatura e superfície de contato dos reagentes na velocidade da reação. Material:cinco comprimidos efervescentes de antiacido (tipo Sorrisal),recipientes de vidro (ex:cpo),água quente,água fria e água gelada.Procedimentos: Separe três recipientes de vidro, encha até a metade de um deles com água quente, até a metade do outro recipiente com água fria e,por fim,até a metade do último recipiente com água gelada,simultaneamente coloque em cada recipiente um comprimido de antiacido e verifique a velocidade de reação. Para finalizar,separe dois recipientes e adicione água fria ate metade de cada um deles,em um dos recipientes coloque o comprimido inteiro de Sorrisal,E no outro coloque o comprimido moido em pó e verifique a velocidade de reação de ambas.Elabora um relatório (registro)com as observações e as conclusões obtidas
Soluções para a tarefa
Olá.
Vamos analisar a velocidade de uma reação de acordo com a temperatura e a superfície de contato:
- TEMPERATURA: geralmente, a velocidade da reação aumenta à medida que a temperatura aumenta. Isso porque com a temperatura maior, a agitação das moléculas e átomos também aumenta, causando um maior número de colisões e consequentemente aumenta a velocidade da reação.
- SUPERFÍCIE DE CONTATO: quanto maior a superfície de contato envolvida numa reação, maior sua velocidade. Isso porque quando aumentamos a superfície de contato de um determinado reagente, aumentamos também a sua região efetiva para ocorrência da reação. O que é mais fácil ser dissolvido: uma colher de acúcar ou um cubo de açúcar? Com certeza é a colher de açúcar, pois os grãos do açúcar no cubo ainda precisarão sofrer separação para posteriormente serem dissolvidos.
Assim, teremos os seguintes resultados nos experimentos:
Experimento 1: a velocidade de reação será maior no compo contendo água quente.
Experimento 2: a velocidade será maior para o comprimido moído.
Bons estudos ;)