Verde lagarto amarelo[...] "Esse menino transpira tanto, meus céus! Acaba de vestir roupa limpa e já começa a transpirar, nem parece que tomou banho. Tão desagradável!" Minha mãe não usava a palavra suor que era forte demais para seu vocabulário, ela gostava das belas palavras, das belas imagens. [...] Eduardo se conservava limpo como se estivesse numa redoma. Podia rolar na terra e não se conspurcava, nada chegava a sujá-lo realmente. Eu não. Com a maior facilidade me corrompia lustroso e gordo, o suor a escorrer. Não queria suar, não queria, mas o suor medonho não parava de escorrer, suor de bicho venenoso, traiçoeiro, malsão. Enxugava depressa a testa, o pescoço, tentava num último esforço salvar ao menos a camisa. [...] Era menino ainda mas houve um dia em que quis morrer para não transpirar mais. [...]No fragmento apresentado, a escritora opta pelo aspecto narrativo-descritivo com habilidade técnica e finalidade temática. Essa estratégia permite A perceber como a mãe, mesmo tentando ser sutil, era impaciente com o narrador pelo fato de ele suar, levando-o a se desesperar à medida que o suor aumentava. B revelar o caráter duvidoso do narrador, levando-o a sentir-se humilhado e deprimido a ponto de desejar a própria morte para amenizar o sofrimento causado pelo suor. C interpretar que o narrador exagera quando descreve o seu suor, porque deseja chamar a atenção da mãe para si, uma vez que percebe a preferência dela por Eduardo. D mostrar como a mãe é uma figura fria e indiferente, quando se trata do sofrimento do filho, banalizando um problema que causa abalo emocional no narrador. E constatar que o narrador preferiria chorar a suar tão intensamente, por não se importar com a opinião de sua mãe nem com a de Eduardo.
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Alternativa correta:
Letra A. perceber como a mãe, mesmo tentando ser sutil, era impaciente com o narrador pelo fato de ele suar, levando-o a se desesperar à medida que o suor aumentava.
O texto descritivo técnico por excelência será aquele que apresenta percepções sensoriais, visuais, além de demais aspectos inerentes à transmissão de impressões e qualidades de algum objeto ou cena ao leitor.
A presença da narração no texto acima volta-se para apresentação de lembranças tomadas pela emotividade do narrador, que desenvolve suas percepções individuais acerca do contexto apresentado. Esse tipo textual apresenta foco narrativo, clímax, personagens, além de enredo.
Perguntas interessantes