verbo grego de onde é derivado o substantivo “problema” significa lançar ou arremessar para frente. Problema significa, em primeiro lugar alguma coisa saliente, um promontório por exemplo; mais concretamente, significa um obstáculo, algo que encontro diante de mim e, por extensão metafórica, o que usualmente chamamos problema intelectual. (MARIAS, Julián. Introdução à filosofia. 3. ed. revista, São Paulo: Duas Cidades, s/a p. 22-23) Considerando o texto de Julián Marias, disserte a respeito do porque a filosofia é considerada uma problemática.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
A filosofia pode ser considerada problemática na medida que é um esforço intelectual que se propõe a anisar e superar as barreiras que surgem para as ações dos seres humanos, criticando tudo aquilo que é visto como necessário sem o ser e que é aceito como verdade sem um fundamento lógico forte - a filosofia é movida pelos problemas, só faz sentido enquanto há problemas a serem resolvidos.
Logo, um filósofo também é alguém que vê um problema e o arremessa, e esse problema pode tanto ser uma característica externa à sociedade (algo que eventualmente surge no campo de ação do filósofo) quanto uma das próprias características da sociedade, que colocou obstáculos que impedem o pleno desenvolvimento humano.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás