Ventilação é o nome dado para os movimentos respiratórios responsáveis pela entrada e saída de ar nos pulmões. Em repouso normalmente ocorrem de 12 a 18 ciclos por minuto. Existem diversas situações que podem levar a alterações na ventilação, como por exemplo, dor, sono e até mesmo inúmeras doenças que afetam esse sistema. Por isso para um melhor diagnóstico da função respiratória é necessário um estudo aprofundado dos volumes e das capacidades pulmonares. Uma forma de realizar isso é através de um aparelho chamado espirógrafo. Cada alteração respiratória observada recebe uma denominação diferente.
Marque a alternativa que indique a denominação para o aumento da frequência respiratória.
Dispneia.
Eupneia.
Hipopneia.
Bradipneia.
Taquipneia.
Soluções para a tarefa
Resposta: Taquipneia
Explicação: Taquipneia é o aumento do número de incursões respiratórias por unidade de tempo, de forma anormal, gerando movimentos dos órgãos respiratórios semelhantes aos produzidos por esforços físicos violentos. Em condições fisiológicas de repouso, esse número, habitualmente, gira entre 12 e 20. Diversas condições podem cursar com taquipneia, tais como doenças pulmonares, doenças cardíacas, febre, ansiedade, venenos(de escorpião, por exemplo) entre outras.
Resposta:
Taquipneia
Explicação:
A taquipneia consiste no aumento do número de incursões respiratórias em relação à unidade de tempo. Em condições fisiológicas de repouso em adultos, a frequência respiratória habitualmente, encontra- se em torno de 12 a 20 incursões respiratórias por minuto (irpm).