Velho Tema!
Só a leve esperança, em toda a vida, Disfarça a pena de viver, mais nada; Nem é mais a existência, resumida, Que uma grande esperança malograda.
O eterno sonho da alma desterrada Sonho que a traz ansiosa e embevecida, É uma hora feliz, sempre adiada E que não chega nunca em toda a vida.
Essa felicidade que supomos, Árvore milagrosa que sonhamos Toda arreada de dourados pomos,
Existe, sim: mas nós não a alcançamos Porque está sempre apenas onde a pomos E nunca a pomos onde nós estamos.
Vicente de Carvalho.
Após ler o poema de Vicente de Carvalho, sobre a ansia de felicidade que nos move, explicite:
1) Qual a forma do poema? Justifique.
2) Que recursos literários o autor usou para passar sua ideia?
3) Em síntese, qual é a concepção de felicidade apresentada pelo autor?
URGENTE!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Qual a forma do poema? Justifique.
Soneto, porque ele é formado por 4 versos, sendo os dois primeiros quartetos, e os dois últimos tercetos .
2) Que recursos literários o autor usou para passar sua ideia?
Nesse poema Vicente de Carvalho questiona a própria existência da felicidade,seus poemas são muito organizados,com linguagem simples ,consegue fazer com que tenhamos a impressão de que ele penetra na alma humana e descreve seus anseios.As grandes ferramentas que Vicente utiliza assim como outros poetas são as figuras de linguagem,as mais comuns comprovadas em seus poemas são a comparação,a sinédoque e a metáfora.Há uma redução de sentimentalismo romântico,apesar de ser considerado um romântico autêntico.Consta-se ideário parnasiano,melancolia,emotividade e ironia,na maioria de suas obras. Em certos trechos do poema “Velho tema” ( velho tema,pelo fato da busca pela felicidade não ser uma busca nova e supreendente), podemos comprovar essas três figuras de linguagem:
“…Nem é mais a existência resumida, Que uma grande esperança malograda…”
Análise: nesse trecho está presente a figura de linguagem chamada comparação,ao fato dele comparar a existência resumida com uma grande esperança malograda,ou seja,frustrada.
“…O eterno sonho da alma desterrada…”
Análise: nesse trecho está presente a figura de linguagem chamada sinédoque,pois parte pelo todo.A parte “alma desterrada” não se restringe só ao espírito e sim ao corpo e tudo aquilo que está junto ao caixão,em baixo da terra.
“…Árvore milagrosa que sonhamos…”
Análise: nesse trecho está presente a figura de linguagem chamada metáfora,quando se há uma comparação subentendida,com o sentido de comparar um ser vivo que não é humano com o milgre.
“…Dourados pomos…” (símbolos,Vicente tinha uma pequena influencia simbolista)
3) Em síntese, qual é a concepção de felicidade apresentada pelo autor?
Nesse poema, ele questiona a própria existência da felicidade.Ele parece penetrar na alma humana e falar dos seus anseios como se os vivensiasse. Ele é realista e objetivo. O próprio título do poema é bem real, na sua simplicidade fala de um tema tão antigo, tão abrangente, tão inatingível conforme expresso na última estrofe.
Lendo o poema parece fácil entender porque muitas pessoas dizem não encontrar a felicidade, ele explica o porquê. Quando as pessoas a procurarem dentro de si mesmas, e não transferirem essa responsabilidade para os outros, então a terão encontrado fácil, fácil.
O ser humano complica demais, reclama demais. Muitos são insatisfeitos com o que possuem, com o que são, com o ser humano em que se transformaram, enfim com o que não alcançaram. Deveriam olhar para dentro de si mesmo, passar a olhar a vida sob outro viés, o de ser feliz com o que são, com o que têm. Certamente descobrirão riquezas nunca imaginadas, a felicidade virá em decorrência.
4) Para você, o que é felicidade? ( resposta pessoal)
a felicidade é aquilo que a pessoa o ser ( em humano) não consegue ver nem apalpar, mas, contudo, consegue sentir.
Satisfação pelas coisas mais simples da vida.
1. A forma do poema "Velho Tema" é o soneto.
Vejamos as características de um soneto:
- Um soneto é uma forma de poesia que consiste em 14 versos, onde o primeiro e o último versos são rimas e os versos intermediários são rimados no final;
- É um poema com um esquema de rima estendido em que dois tercetos consecutivos (três linhas) compartilham uma rima. O primeiro e último terceto rimam um com o outro, enquanto o segundo e o terceiro tercetos rimam um com o outro.
Os sonetos são associados ao amor e à arte, mas a forma tem sido usada para fins humorísticos ou sérios.
Saiba mais sobre a forma do poema em: https://brainly.com.br/tarefa/16849611
2. São utilizadas figuras de linguagem, como: comparação, a sinédoque e a metáfora.
Vejamos os conceitos das figuras de linguagem:
- Metáfora: é uma figura de linguagem que usa semelhança ou analogia para "transmitir um significado em termos de semelhança e não de identidade";
- Comparação: é uma figura de linguagem usada para mostrar como duas coisas são semelhantes ou diferentes;
- Sinédoque: é uma figura de linguagem que usa uma parte para o todo. É quando usamos uma coisa para representar outra coisa, muitas vezes para enfatizar o conceito.
Saiba mais sobre os recursos literários em: https://brainly.com.br/tarefa/28654168
3. O autor compreende que a felicidade que as pessoas almejam é inatingível, pois nunca nos colocamos de fato a disposição para recebê-la.
Sendo assim, vejamos o conceito da palavra felicidade:
- É capturado no ato de lutar por ela. Nós nos esforçamos para tornar nossas vidas mais fáceis, confortáveis e contentes, assumindo tarefas difíceis e buscando novas experiências. Perseguir uma vida feliz pode ser exaustivo e, no final das contas, nos deixa com uma sensação de vazio;
- Compreender esse fenômeno é crucial para podermos encontrar a felicidade não apenas na vida, mas também em nós mesmos.
Saiba mais sobre a concepção de felicidade em: https://brainly.com.br/tarefa/1853013