vejamos o porque: considere, por exemplo, os sais cloreto de potássio e nitrato de sódio dissolvidos na água primeiramente em recipientes separanos e, depois juntos em um mesmo recipiente. porque não há reação? temos agora como exemplo as substâncias cloreto de sódio e nitrato de prata dissolvidos em água há uma reação. porque há essa diferença e oque aconteceu com os produtos.
preciso fazer um relatório disso, ajudaaaaaa
Soluções para a tarefa
Resposta:
No primeiro caso ocorre também reação de dupla troca. Ao juntar o nitrato de sódio com o cloreto de potássio você obterá nitrato de potássio e cloreto de sódio :
NaNO3 + KCl--->NaCl + KNO3
Porém como estes sais são solúveis em água não há precipitação de nenhum deles que comprove a reação .Porem se vc puser esta mistura no refrigerado até ela chegar a uns 10Cº vc vera a formação de cristais de Nitrato de potássio em forma de agulhas o que comprove ter havido reação.
No caso do cloreto de sódio e o nitrato de prata há uma reação de dupla troca onde um dos sais formados é insolúvel em água ocorrendo assim precipitação dele, no caso o nitrato de prata. A precipitação do nitrato de prata torna esta reação mais evidente que a primeira.
NaCl +AgNO3--->AgCl +NaNO3.
Explicação: