ENEM, perguntado por julianodonizeti, 9 meses atrás

Veja que incrível história a Revista Época Negócios publicou em sua edição n. 114, de fevereiro de 2019, na página 84: O executivo Marcos Magalhães, presidente da Philips do Brasil, ficou inconformado ao passar em frente ao Ginásio Pernambuco, onde estudara, e encontrá-lo totalmente destruído. Uniu forças com outros grandes empresários e reformou totalmente o ginásio. Porém, percebeu que isto era insuficiente, pois se não enfrentasse o problema na raiz (gestão da educação no Pernambuco), de nada valeria o seu trabalho. Conseguiu, então, transformar seu projeto em uma política pública, que o falecido governador Eduardo Campos transformou em lei estadual. Resultados: o IDEB do Pernambuco saltou de 2,7 em 2007 para 4,0 em 2017 e já é o terceiro maior IDEB do país. Um dos diferenciais deste projeto vitorioso é a valorização de um ensino que preza pelo desenvolvimento das habilidades “socioemocionais” dos alunos. A propósito deste tema, avalie as afirmações abaixo: I – Habilidades socioemocionais, embora relevantes, foram totalmente ignoradas pela BNCC, a qual tem sido muito criticada por esta omissão. II – A BNCC trata das habilidades emocionais com especial atenção e prevê que os alunos deverão desenvolvê-las tanto no aspecto intrapessoal, como no aspecto interpessoal. III – A BNCC enfrenta a necessidade dos alunos desenvolverem suas habilidades socioemocionais, porém, como sinônimo de quoeficiente cognitivo, ou seja, aquele que pode ser medido pelo famoso e tradicional Q.I.- quoeficiente de inteligência. Pode se afirmar que estão corretas: I, apenas. I e III, apenas. Todas as afirmações estão corretas. II, apenas. III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por heverton32
0

Resposta:

Apenas a II está correta.

Explicação:

A I está errada a BNCC se preocupa com as habilidades socioemocionais e até 2019 as instituições de ensino tem que estar preparadas para as novas regras relacionadas a esse tema que entrarão em vigor.

A III está errada porque o Q.I é um método tradicional relacionado a competência cognitiva, mas percebe-se que muitos profissionais são demitidos por falta de competência socioemocional, fato que será trabalhado pelas instituições de ensino.

"Qual é a importância de incluir habilidades socioemocionais na BNCC?

A atenção a essas novas competências que têm foco em habilidades não cognitivas ganhou força nos últimos anos após o reconhecimento de que características ligadas ao comportamento e à administração das próprias emoções podem impactar positivamente no aprendizado dos alunos e tem forte influência na vida como um todo.

Constata-se, hoje em dia, que tem sido muito comum ver profissionais serem contratados pelas competências cognitivas, mas demitidos por falta de competências socioemocionais.

A abordagem das habilidades focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem."

Perguntas interessantes