Veja o vídeo do início da atividade (ou pesquise) e
monte uma tabela
comparativa das 5 maiores
pandemias da história. com os seguintes dados: Nome da doença. • Agente infeccioso..
Quando ocorreu. • Sistema do organismo afetado..
Contaminados. • Número de
mortes.
(ciências)
Soluções para a tarefa
1. Gripe Espanhola
A gripe espanhola foi uma variação do vírus Influenza (comumente associado às gripes recorrentes). A origem da mutação do vírus da gripe é desconhecida. Os casos tiveram início de 1917 e desde então ela se coloca como uma das doenças mais resistentes de todos os tempos. A letalidade da gripe variou entre 6% a 8% durante o surto.
Com estimativa entre 17 e 100 milhões de mortos ao redor de todo o mundo, a Gripe Espanhola infectou 27% da população mundial e milhares de pessoas no Brasil. Mais de 35 mil pessoas vieram a óbito no nosso país. Uma delas foi o presidente Rodrigues Alves, que faleceu antes de assumir a presidência pela segunda vez.
__________________________________________________________
2. Peste Bubônica
Até hoje as mascara são usadas para filmes de terror e suspense, porém, muitos não sabem da sua verdadeira origem. Esse tipo mascara era usado por médicos durante a peste bubônica.
A peste bubônica é uma doença causada por uma bactéria presente em ratos pretos. Pulgas que morderam os ratos ao entrar em contato com os humanos transmitem a doença, que causa febre, dores de cabeça, e vômitos e um inchaço enorme dos gânglios linfáticos, além de manchas pretas ao redor da pele.
A doença passou a se espalhar por toda a Europa e estima-se que ela tenha matado mais de 50 milhões de pessoas entre 1343 e 1353. A falta de higiene, saneamento dificultou a contenção da Peste. A doença atingiu toda a China, Oriente Médio, Rússia e chegou até a Escócia.
__________________________________________________________
3. Varíola
Mulheres americana fazendo fila para a vacina durante campanha contra varíola nos anos 60.
Foto: Reprodução | Getty Images
A varíola é uma doença que assolou a humanidade por muito tempo. Registros mostram que o faraó Ramsés II morreu vítima da smallpox, erradicada no planeta desde 1980 graças a uma grande campanha de vacinação. No entanto, entre 1896 e até a erradicação – cerca de 300 milhões de pessoas morreram graças ao vírus.
Edward Jenner descobriu a vacina da varíola em 1796, a primeira vacina de todos os tempos. Apesar disso, a capacidade de vacinação global da doença, que tinha taxa de mortalidade de 30%, se manteve na humanidade até os anos 1980. Transmitida por via aérea, a varíola causa uma série de verrugas cheias de pus no corpo do infectado.
__________________________________________________________
4. Tifo
Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido voltando ao Parlamento Inglês depois de se curar do Tifo.
Foto: Reprodução | Getty Images
O surto de tifo matou mais de 3 milhões de pessoas entre 1918 e 1922. As condições pós-Primeira Guerra deixadas na Europa criaram um ambiente de miséria altamente propício para o desenvolvimento de doenças. Uma precária rede de saneamento e detecção acabou espalhando ratos por todo o continente, especialmente na Rússia.
O tifo tem origem similar à da peste bubônica. A transmissão é justamente originada de pulgas que morderam ratos infectados. Os sintomas são: dor de cabeça e nas articulações, febre alta, delírios e erupções cutâneas hemorrágicas.
__________________________________________________________
5. Cólera
Trabalho da MSF durante campanha evolvendo atividades de prevenção.
Foto: Reprodução | Médicos sem Fronteiras (MSF)
A cólera ainda não foi erradicada e matou ,entre 1817 e 1824, milhares de pessoas ao redor do mundo todo. Acredita-se que essa tenha sido de fato a primeira epidemia que alcançou todos os continentes, ao contrário da peste bubônica, que se manteve na Eurásia e Norte da África.
A bactéria da cólera libera uma toxina que provoca diarreia intensa e o portador pode acabar morrendo por desidratação. A proliferação é similar ao de poliomelite: água e alimentos infectados são a principal maneira de infecção. Segundo a OMS, 100 a 120 mil pessoas morrem todos os anos devido a doença, que poderia ser erradicada com vacinação e saneamento básico universal.
__________________________________________________________
ESPERO TER AJUDADO <3