História, perguntado por maryannaisabella, 1 ano atrás

Veja o fragmento do texto do jesuíta José de Anchieta ante de responder:

"O mal se espalha nos matos ou se esconde nas furnas e nos pântanos, de onde sai à noite sob as espécies da cobra e do rato, do morcego e da sanguessuga. Mas o perigo mortal se dá quando tais forças, ainda exteriores, penetram na alma dos homens."

Com base no texto é possível afirmar que:

Alternativas:

a)
Para Anchieta o sertão é o lugar do mal, onde o demônio fica à espreita pronto para atacar. Este processo preconceituoso pode ser resumido pela expressão Etnocentrismo.

b)
Para o autor o sertão é um mal a ser "domesticado pela fé", com atos de caridade, jejum e abstinência sexual. Tudo em nome de Deus.

c)
O nome padre é um maniqueísta que defende o socialismo como critério de salvação dos nativos do novo mundo. Principalmente aqueles que insistem em sair após o cair da noite.

d)
Para o jesuíta o mal domina o sertão por ser o lugar da promessa de riqueza fácil e dos desregramentos morais da sociedade brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por luislgrj
57
Para Anchieta o sertão é o lugar do mal, onde o demonio fica a espreita pronto para atacar. Este processo preconceituoso pode ser resumido pela expressão Etnocentrismo.
Perguntas interessantes