Veja como teórico tzvetan Todorov define o fantástico na literatura :
"Sobre assim transportados ao amago do fantástico. Num mundo que é exatamente o nosso, aquele que conhecemos, sem diabos,silfides nem vampiros, produz-se um acontecimento que não pode ser explicado pelas leis deste mundo famíliar. Aquele que o percebe debe optar por uma das duas soluções possíveis; ou se trata de uma ilusao dos sentidos, de um produto da imaginação e nesse caso as leis do mundo continuam a ser que são; ou então o acontecimento realmente aconteceu, é parte integrante da realidade, mas nesse caso esta realidade é regida por leis desconhecidas para nos. O diabo é uma ilusão, um ser imaginário ou então existe realmente, exatamente como os outros seres vivos: com a ressalva de que raramente o encontramos.
O fantástico ocorre nesta incerteza :"*
Segundo o teórico o fantástico reside na incerteza de uma personagem quanto à natureza e acontecimentos inesperados, q
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Acerca da incerteza presente diante de uma personagem e sua natureza, podemos afirmar que é tal incerteza que promove o processo de descoberta do fantástico na literatura.
Isso porque o fazer literário é pautado na apresentação de ações e fatos novos, sendo estes diferenciados e sempre vistos com surpresa e representando novidades para a leitura. Logo, a incerteza e os acontecimentos inesperados contribuem para a presença do fantástico em obras literárias.
Perguntas interessantes