Veja como o dicionário Aurélio apresenta o termo agredir:Agredir. [Do lat. aggredere.] V. t. d. 1. Atacar, assaltar, acometer. 2. Provocar, injuriar, insultar: Embriagado, agredia,inconveniente, os passantes. 3. Bater em, surrar, espancar. [Irreg. Muda o e do radical em i nas formas rizotônicas do pres.do ind., agrido, agrides, agride, agridem, e, portanto, em todo o pres. do subj. e nas formas do imperativo que deste derivam.]Quanto ao uso do verbo agredir no texto, se aceitamos a descrição do dicionário como a única válida para a línguapadrão, é correto afirmar:a-) Está de acordo com o padrão, pois a regência recomendada foi devidamente observada.b-) Está em desacordo com o padrão, pois, segundo a notação v. t. d, deveria ser "que não agrida ao meio ambiente".c-) Está em desacordo com o padrão, pois, sendo uma forma do pres. do ind., a forma correta seria agridem.d-) Está de acordo com o padrão, pois o termo pode ser substituído por todos os sinônimos sugeridos pelo dicionário.e-) A definição do dicionário não nos permite tirar nenhuma conclusão quanto ao uso da palavra.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Quanto ao uso do verbo agredir no texto, se aceitamos a descrição do dicionário como a única válida para a língua padrão, é correto afirmar:
a) Está de acordo com o padrão, pois a regência recomendada foi devidamente observada.
No texto, o verbo "agredir" está presente no trecho:
" E se for energia limpa, renovável, que não agrida o meio ambiente..."
> Como o verbo "agredir" é transitivo direto, o seu complemento não é introduzido por preposição. Assim, o emprego do termo "o meio ambiente" (sem preposição) está correto.
No texto, esse verbo tem o sentido de atacar, causar prejuízo.
Perguntas interessantes