Veja a seguir o panorama histórico do Inep:
1937 - o Inep foi criado, sendo chamado inicialmente de Instituto Nacional de Pedagogia.
1938 - o órgão iniciou seus trabalhos de fato, regulamentando a organização e a estrutura da instituição e modificando sua denominação para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
1944 - lançamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP).
1952 - maior ênfase ao trabalho de pesquisa.
1972 - o Inep foi transformado em órgão autônomo, passando a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que objetivava realizar levantamentos da situação educacional do País.
1976 - a sede do Inep foi transferida para Brasília.
1981 - foi lançado o "Em Aberto", que possuía um caráter técnico e de assessoramento interno ao MEC, sendo modificado, mais tarde, para o atendimento de professores e especialistas fora da estrutura do Ministério.
1985 - o Inep passou por um novo desenho institucional. Retirou-se do fomento à pesquisa, para retomar sua função básica de suporte e assessoramento aos centros decisórios do Ministério da Educação.
Anos 90 - o Inep atuou como um financiador de trabalhos acadêmicos voltados para a educação. A partir de 1995 houve o processo de reestruturação do órgão. Com a reorganização do setor responsável pelos levantamentos estatísticos, pretendia-se que as informações educacionais pudessem, de fato, orientar a formulação de políticas do Ministério da Educação.
1997 - passou a existir, a partir desta data, um único órgão encarregado das avaliações, pesquisas e levantamentos estatísticos educacionais no âmbito do Governo Federal. Nesse mesmo ano, o Inep foi transformado em autarquia federal.
Nos últimos anos, o Instituto reorganizou o sistema de levantamentos estatísticos e teve como eixo central de atividades as avaliações em praticamente todos os níveis educacionais.
(Fonte: Portal do Inep)
Considerando esse panorama histórico, é CORRETO afirmar que:
a) O ano de 1938 foi um marco na história do Inep, pois foi criado o Instituto Nacional de Pedagogia.
b) Com a criação da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), o Inep passou a dar mais ênfase à pesquisa.
c) Em 1972, o Inep passou a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
d) Nos anos 90, o Inep retomou sua função básica de suporte e assessoramento aos centros decisórios do Ministério da Educação.
e) Nos últimos anos, o Instituto atuou como um financiador de trabalhos acadêmicos voltados para a educação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Resposta: C
Explicação: Em 1972, o Inep tornou-se um órgão autônomo, passando a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Está no próprio enunciado, ao lado da data 1972.
Gaudium:
Valeu
Respondido por
13
Resposta:
c)
Em 1972, o Inep passou a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Em 1972, o Inep tornou-se um órgão autônomo, passando a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás