vegetação que cobre a Baía de Guanabara?
Soluções para a tarefa
Apesar da intensa ocupação humana, ainda podem ser distinguidos 6 diferentes tipos de habitats no ambiente da região hidrográfica da Baía de Guanabara:
1. As águas da baía O boto é o único mamífero que ainda freqüenta as águas da baía. As baleias que nelas vinham parir seus filhotes, há muito não o fazem, assim como não são mais vistas as tartarugas.
Os camarões estão com sua população extremamente reduzida. Por outro lado, os mexilhões têm proliferado nos pilares da Ponte Rio Niterói.
Somente as espécies de algas mais resistentes ainda são vistas nas águas da baía. A pesca, assim como o número de espécies de peixes, decaiu consideravelmente. Dentre os peixes de importância econômica, ainda podem ser pescados o robalo, o badejo.
2. Manguezais
São vegetações que crescem sobre o solo lamacento que sofre a influência das águas salgadas trazidas pelas marés altas e das águas doces dos rios. Três espécies de árvores podem ser identificadas: o mangue vermelho ou bravo, o mangue branco e o mangue seriba ou seriuba.
Sobre as raízes expostas e troncos baixos das árvores vivem cracas e algas vermelhas.
Embora as ostras já tenham desaparecido, ainda há outros moluscos, como o caranguejo-do-mangue, e enterrados na lama encontram-se ainda a samanguaíra, e a unha-de-velho; nas águas rasas vive o siri-azul.
As principais aves do manguezal são a garça-branca-grande e a garça-branca-pequena. O coelheiro está rareando e o guará, ameaçado de extinção, foi registrado pela última vez nos manguezais de Magé em 1952.
3. Brejos
Os brejos caracterizam-se pela presença da taboa, que cobre grandes áreas, propiciando locais de nidificação e abrigando numerosas aves aquáticas. Dentre as outras espécies vegetais encontradas neste habitat estão o algodoeiro-da-praia, a samambaia-do-brejo, o aguapé e a lentilha-d’água. Os peixes mais comuns são a traíra e o acará. As aves, por sua vez, estão representadas por saracuras, socós, frangos-d’água, irerês e ananaís.
4. Matas Paludosas
Muito devastadas, são matas que vivem no solo encharcado de água doce extravasada dos rios e ostentam ainda espécies como figueiras, árvore-de-coral, araticum-do-brejo, embaúba e coco de tucum.
5. Mata Atlântica
Considerado um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, a mata atlântica abriga espécies que não existem mais em qualquer outro lugar do planeta, como o rato do mato, o tié-de-coroa e a choquinha, além de plantas como o pequiá-marfim o capim-bambu e os inúmeros gravatás.