Vegetação densa e exuberante, com grande diversidade de espécies endêmicas, é uma floresta tropical que, no passado, recobria extensa faixa do litoral brasileiro, estendendo-se do nordeste ao sul do país e avançando quilômetros em direção ao interior.
Por ocorrer em áreas litorâneas que concentram aproximadamente 70% da população brasileira, essa formação vegetal foi um dos tipos mais desmatados do Brasil e quase desapareceu, dando lugar à agricultura e à expansão urbana.
Hoje, restam poucas áreas de mata original, a maioria em zonas de proteção ambiental, onde o turismo desponta como uma alternativa capaz de conciliar a conservação do ambiente com o sustento de comunidades locais.
Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2020.
O texto refere-se ao bioma do(a)Leitura Avançada
(1 Ponto)
A) cerrado.
B) pantanal.
C) amazônia.
D) mata atlântica.
Soluções para a tarefa
corrigindo é mata atlântica resposta "D"
Oii! Tudo bem?
Resposta:
Alternativa D) Mata atlântica
Explicação:
A Mata Atlântica é um bioma, composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo, por exemplo, várias espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região). Hoje, devido a uma série de fatores, que incluem, por exemplo, a atividade humana, restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.
→ Características
A Mata Atlântica é um bioma que cobria uma área de 15% do território brasileiro, área essa que incluía os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Originalmente, o referido bioma cobria uma área superior a 1,3 milhões de km2.
A Mata Atlântica é constituída de formações florestais nativas e ecossistemas associados. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, entre as formações florestais que fazem parte da Mata Atlântica, podemos citar:
- Floresta Ombrófila Densa;
- Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias;
- Floresta Ombrófila Aberta;
- Floresta Estacional Semidecidual;
- Floresta Estacional Decidual.
Já os ecossistemas associados são:
- manguezais;
- vegetações de restingas;
- campos de altitude;
- brejos interioranos;
- encraves florestais do Nordeste.
→ Quanto resta
De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, atualmente, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente, e, desses remanescentes, cerca de 80% estão localizados em áreas privadas. Os 12,4% de floresta original correspondem a todos os fragmentos de floresta nativa acima de três hectares. Atualmente, os remanescentes florestais são muito fragmentados.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, atualmente, são encontradas cerca de 29% de cobertura original quando considerados os diferentes estágios de regeneração das fitofisionomias.
→ Fauna e flora
A Mata Atlântica caracteriza-se por sua grande biodiversidade, devido, principalmente, às variações ambientais do bioma. Essas variações acontecem devido à extensão da Mata Atlântica em latitude, longitude e a variações altitudinais. Estima-se que a biodiversidade da Mata Atlântica corresponda de 1% a 8% da biodiversidade mundial.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, encontramos na Mata Atlântica cerca de:
- 20 mil espécies de vegetais;
- 850 espécies de aves;
- 370 espécies de anfíbios;
- 200 espécies de répteis;
- 270 espécies de mamíferos;
- 350 espécies de peixes.