História, perguntado por anacarinerodrigues04, 9 meses atrás

vc sabe oq é o movimento vidas negras importao como onde e porq esse movimento surgiu​


thaisvilla93: esse movimento foi criado para acabar com o racismo que infelizmente acaba sendo muito comum no mundo
camillyrosa341: infelizmente em pleno seculo 21 as pessoas ainda não tem a consciência, de que não importa sua raça, ou opção sexual, nós somos todos iguais

Soluções para a tarefa

Respondido por aishalfsilva
0

Resposta:

O movimento Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”, em tradução livre) foi fundado em 2013 em resposta à absolvição de George Zimmerman, segurança de um hotel que atirou e matou o adolescente afro-americano Trayvon Martin, de 17 anos, na Flórida (EUA), em 2012. As fundadoras Patrisse Cullors, Alicia Garza e Opal Tometi lançaram no Twitter a hashtag #BlackLivesMatter, na época do julgamento de Zimmerman, e não demorou muito para que o movimento tomasse as ruas dos Estados Unidos.

Basicamente, o movimento busca combater o racismo recorrente na sociedade norte-americana e a violência por parte de agentes da lei, como policiais e seguranças, contra negros e afro-descendentes. Ao afirmar que vidas negras importam, o balcklivesmatter questiona a estrutura social e econômica que faz com que algumas vidas tenham mais valor do que outras nos EUA.

Nas últimas semanas, um novo acontecimento de violência policial contra um homem negro, que resultou na morte de George Floyd, reacendeu o movimento e levou milhares de pessoas às ruas. Os protestos perduram desde o dia 25 de maio, ultrapassando as fronteiras norte-americanas e estimulando atos contra o racismo e em memória de Floyd (e de outros negros que perderam a vida de forma semelhante) em países como Brasil, França, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Reino Unido.

O movimento foi pauta da live “#blacklivesmatter e a longa história do movimento negro norte-americano”, realizada no dia 01.06.2020 na página do curso de Relações Internacionais (RI), como parte das atividades do Observatório de Conjuntura (projeto de extensão da Uninter, realizado pelos cursos de Relações Internacionais e Ciência Política). A transmissão foi conduzida pela professora da Uninter Natali Laise Zamboni, que recebeu e a psicóloga Alice Carvalho, estudiosa do movimento negro no Brasil.

Respondido por camillyrosa341
2

Resposta:

A morte do negro norte-americano George Floyd foi o estopim para manifestações contra o racismo em diversas partes do mundo. No Brasil, onde 55,8% da população é composta por pretos e pardos, não foi diferente e o movimento ‘Vidas Negras Importam’ ganhou as redes sociais mobilizando diversos segmentos da sociedade.“O Black Lives Matter é um movimento internacional que surgiu nas redes sociais em 2013, tomou as ruas dos Estados Unidos em 2014 e se expandiu pelo mundo em 2016. Inicialmente, ele organizava protestos contra as mortes de negros causadas pela violência policial, mas passou a trazer para o debate público as questões mais amplas de discriminação racial, ausência de investimento em políticas públicas, a desigualdade racial no sistema de justiça criminal, o papel da imprensa e dos governos. O que estamos vivendo hoje não é, portanto, uma novidade”, explica doutor Ilzver.

Explicação:

Perguntas interessantes