VASCONCELLOS (2005) percebe o planejamento da situação didática pelo professor como um instrumento de pensamento e comunicação. Nesse sentido, o docente necessita compreender que a expressão oral, a linguagem, não é apenas um meio de comunicação, mas também, um instrumento com o qual organiza o próprio pensamento.
I) Esta é a função mais sofisticada da linguagem, pois apesar de pensamento e linguagem não formarem uma unidade, são processos muito semelhantes. Do mesmo modo, o planejamento da situação didática é para o professor o instrumento com o qual ele organiza o seu pensamento por escrito.
II) O professor deve ter, e tem saberes sobre o objeto que ensina; mas como é que vai organizar isto na ordem da exposição? Não basta dominar o assunto. Planejar ajuda a ‘fluir’ de maneira lógica (o que vem antes, o que vem depois, e significativa (o que é relevante, o que está de acordo com a realidade e a necessidade do grupo)). São conhecidos os casos de professores que, segundo o reconhecimento dos próprios alunos, dominam muito bem o que ensinam, mas ‘não conseguem transmitir’.
III) De fato, não há uma relação linear entre uma coisa e outra: se o professor não planejar, e muito bem, todo o seu domínio de conteúdo pode ficar truncado, não conseguir estabelecer a ‘ligadura’ com os alunos, frustrando a intencionalidade do ensino que é a aprendizagem. “Nesta medida, o planejamento pode ser, pois, uma forma de organizar o pensamento do professor tendo em vista a prática pedagógica”
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Corretas apenas as alternativas I e II;
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Corretas apenas as alternativas I e III;
d. Corretas apenas as alternativas II e III;
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
d. Corretas apenas as alternativas II e III;
acabei de fazer a minha e deu certo.
acabei de fazer a minha e deu certo.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Informática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás