Vasconcellos (2002) “concebe o conhecimento como um processo, e não como produto; trata-se de um processo que [...] tem sentido quando possibilita o compreender, o usufruir ou o transformar a realidade”. A psicologia cognitiva e a epistemologia dialética explicam o processo de construção do conhecimento no sujeito através do que Vasconcellos denomina “Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento” que se dá a partir da Síncrese, da Análise e da Síntese. Neste contexto é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
A - A Síntese é última etapa na produção do conhecimento e consiste na sistematização dos conhecimentos adquiridos e na sua expressão concreta.
B - Na Análise se estabelece o vínculo inicial entre o sujeito e o objeto construindo o conhecimento pela sua ação, mediante a elaboração de relações cada vez mais abrangentes.
C - A Análise consiste em sanar um conflito entre as representações (conhecimento limitado e parcial) que o aluno traz e uma nova visão trazida por meio da problematização.
D - Na Síncrise o aluno realizará a transferência daquilo que aprendeu para um nível (ou vários níveis) de aplicação concreta, diferente daquele estudado.
E - Na Síntese o sujeito elabora as primeiras representações mentais do objeto a ser conhecido, podendo, portanto, configurar-se como uma "visão ainda caótica do todo".
A é verdadeira, de modo que em todas as diversas concepções dialéticas já estabelecidas, seja a de Platão, a de Hegel ou a visão em questão, a síntese é sempre o último passo, quando a dúvida e a contradição forma um conhecimento concreto.
B é falsa, esta é a descrição da síncrise.
C é falsa, esta é uma descrição da síntese.
D é falsa, também se trata de uma descrição da síntese.
E é falsa, esta visão, ainda bastante básica e sem uma definição que aproxime o aluno de uma "resposta" é o momento da síncrise.
Resposta:
A Síntese é última etapa na produção do conhecimento e consiste na sistematização dos conhecimentos adquiridos e na sua expressão concreta
Explicação:
A síntese é o último passo do modelo de leitura dialética e se consolida através da transferência daquilo que aprendeu para um nível (ou vários níveis) de aplicação concreta, tendo, portanto, o conhecimento significativo