Biologia, perguntado por Estudando01, 11 meses atrás

Vários protozoários vivem em ambiente de água doce onde as concentrações de seus fluidos internos são maiores que as do meio, condição que lhes impõe um importante desafio que pode levar à ruptura e, consequentemente, morte do protozoário.

a) Que processo físico-químico está envolvido nesse problema? Como esse processo se dá na situação exposta no enunciado da questão?

b) O que significa dizer que a membrana plasmática é uma membrana semi-permeável?

c) Exposta às mesmas condições que o protozoário do enunciado, uma célula vegetal se romperia? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
120
Olá!! Bom vamos lá!

a) Vamos pensar que o processo envolvido nesse problema seria a osmose, isso porque com a baixa concentração de sal eles terão dificuldade para manter o equilíbrio hídrico e salino. Como o corpo do animal contém uma concentração osmótica mais alta que a do ambiente externo, a água tem uma tendência para difundir-se para dentro ou seja, o  animal terá, conseqüentemente, problema para livrar-se do excesso de água. Por isso, os animais de água doce geralmente possuem algum mecanismo para bombear a água para fora do corpo enquanto retém os sais.

b)
Chamamos de semipermeavel porque ela tem permeabilidade seletiva, ou seja ela tem capacidade de selecionar as substâncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da célula.
c) Aqui podemos concluir que não acontecerá a mesma coisa com o protozóario, isso porque a célula em meio hipertônico vai murchar, pois vai ocorrer uma plasmolise pois a célula perde água e seu citoplasma se retrai, deslocando a membrana plasmática da parede celular.

Espero ter ajudado!


Perguntas interessantes