Vários jogos necessitam de habilidades múltiplas a fim de alcançar o melhor resultado. Sinuca e bilhar, por exemplo, exigem do jogador não somente a pontaria para acertar uma segunda bola com a branca, mas também a força ponderada necessária para arremessar e ainda ter a habilidade de previsão da trajetória quando a segunda bola for atingida. A seguir é apresentada uma mesa de sinuca em que o jogador gostaria de descrever em plano 2D. Qual é o vetor com o qual o taco deve estar alinhado para atingir a bola branca e, assim, derrubar a bola preta? Na figura a seguir, a posição em que a bola se encontra indica a origem do sistema cartesiano. Nesse contexto, responda. a) Qual é a representação algébrica desse vetor? b) Caso a bola branca seja substituída por uma bola que exija o triplo de força, qual deve ser o novo vetor para alcançar o mesmo objetivo? * Cada traço representa uma unidade de medida.
Anexos:
paulaff94:
a) Conforme ilustração da mesa, o vetor resultante v é (-9, -4) para derrubar a segunda bola.
Para isso, o novo vetor será 3.v, ou seja, 3.(-9, -4) = (-27, -12).
Soluções para a tarefa
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Resposta:
a) v= (-9, -4)
b) 3v= 3.(-9, -4) ou (-27, -12)
Explicação passo a passo:
Padrão de resposta esperado
a) Conforme ilustração da mesa, o vetor resultante v é (-9, -4) para derrubar a segunda bola.
b) Com a bola 3 vezes mais pesada, o vetor deve ter módulo 3 vezes maior.
Para isso, o novo vetor será 3.v, ou seja, 3.(-9, -4) = (-27, -12).
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