História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

Varios foram os motivos que levaram à crise do Império Romano do Ocidente a partir do século III
dc, ea queda de Roma, Quais foram esses motivos?
por favor me ajudem?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Anilina596
9

Resposta:

A crise do Império Romano iniciou-se a partir do século II-III d.C. Marcaram esse período a crise econômica, a corrupção, os sucessivos golpes e assassinatos realizados contra imperadores e, como elemento final, as invasões germânicas.

O século III foi marcado por uma grande sucessão de imperadores, o que evidenciou a instabilidade desse período, pois, em um período aproximado de 50 anos, o Império Romano teve cerca de 16 imperadores – muitos deles mortos após conspirações.

Além disso, o fim da expansão territorial romana afetou fortemente a economia. A partir do século II, o Império Romano passou a priorizar a manutenção do gigantesco território conquistado. Isso afetou diretamente o sistema escravista, que era sustentado a partir dos prisioneiros de guerra levados ao Império como escravos. A crise do sistema escravista foi ampliada na medida em que os povos conquistados recebiam o direito à cidadania romana.

Esse contexto desencadeou uma crise econômica em razão da diminuição da produção agrícola e do encarecimento dos alimentos. O encarecimento dos alimentos gerou fome, e revoltas aconteceram em determinadas regiões. Além disso, essa crise econômica afetou diretamente a manutenção dos exércitos localizados nos limes, as fronteiras do Império Romano.


Anilina596: De nada! beijos pra vc tbm!
Anilina596: ❤❤❤
cristina1649004: obrigada!
cristina1649004: me ajudou muito!
natalhavdc: Obrigado lindinha me ajudou muitoo amei sua foto de perfil❤❤❤❤❤❤❤❤
Perguntas interessantes