História, perguntado por isabellaamam, 1 ano atrás

Vários foram os motivos que colaboraram para a decisão de D.Pedro de abdicar o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara que, na época, tinha apenas cinco anos de idade. Cite e explique dois deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por JessicaOliveira24
24

Após ser aclamado como Imperador, em 12 de outubro de 1822, D. Pedro I iniciou o primeiro reinado do Brasil, marcado por um governo centralizador, que manteve os privilégios das elites e o regime escravocrata.Embora tenha convocado uma Assembleia Constituinte, optou por dissolvê-la e a primeira Constituição do Brasil foi outorgada em 1824.

A perda da Província Cisplatina e as dificuldades econômicas abalaram o prestígio do imperador. Além disso, ele se envolveu na disputa do trono de Portugal, que ficou vago com a morte de seu pai, D. João VI, mas abdicou e deu  seus direitos em favor de sua filha D. Maria da Glória.

Respondido por carolnatalia
3

Oii, tudo bem?

*motivos que colaboraram para a renuncia do trono de Pedro de Alcântara*

Um dos motivos foi que seu filho ainda era muito jovem e ele não poderia reinar sem ajuda de algum responsável feteratativo do pálacio. O rei não permitiu que alguns dos feterados o ajudassem, porque considerou que ainda era muito novo.

Outro motivo foi que o Ato Adicional determinou o fim da Regência Trina e a criação de uma Agência Una. Para isso, foram realizadas eleições para escolha de um governante. O rei e os feterados sabiam que o povo não ia querer seu filho como rei pois era muito novo, e para que reino caído não fosse decidido pelas palavras do povo, o proprio rei renunciou o cargo de Pedro de Alcântara, seu filho.

espero ter te ajudado

bjs bjs

Perguntas interessantes